Bastidores – Edis Elgarte – 11/04/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O jogo começa

A saída do partido PROGRESSISTAS da base de apoio à Administração da prefeita Mari Machado literalmente mexeu com a primeira peça da fila de dominós que compõem o tabuleiro político-eleitoral de Livramento. Mesmo em meio a mais uma polêmica causada pelo inaceitável costume local da “pessoalização” da discordância de opiniões, Mari Machado saiu a campo no mesmo fim de semana em que os progressistas desembarcaram da base de seu governo.
Em ação iniciada rapidamente, a base da situação – integrada principalmente pelo próprio PSB e pelo MDB, que junto com o PROGRESSISTAS foi parceiro de primeira hora da atual gestão – entabulou contatos com partidos de centro para reforçar a candidatura natural da Chefe do Executivo. Considerando a representatividade buscada, deve se formar uma das mais significativas forças eleitorais da corrida eleitoral, ainda que a permanência de Mari à frente da Administração se encerre no fim do próximo mês.
Será uma das opções mais ao centro, contrapondo-se a um eventual “frentão de direita” representado por partidos como o DEMOCRATAS, o PSC e o próprio PROGRESSISTAS, de um lado, e às candidaturas da esquerda representada principalmente pelo PT, PCdoB e PV, que já anunciaram candidaturas próprias, de outro. O cenário possível conta ainda com as candidaturas de centro-esquerda representado pelo PTB e pelo PDT do prefeito afastado Ico Charopen e com uma candidatura própria do REPUBLICANOS, embora o partido venha sendo cortejado tanto por partidos da direita quanto do centro. Como ninguém está nesse jogo só para assistir, quando uma peça se move, as demais rapidamente buscam a melhor acomodação no tabuleiro.

Time reforçado na Câmara

Os vereadores do partido PROGRESSISTAS tiveram, nesta semana, sua estreia como uma das maiores bancadas na atual legislatura. A saída do partido do vereador Danúbio Barcellos – que junto com os vereadores Evandro Gutebier e Antônio Zenoir ajudou a transformar o REPUBLICANOS na outra segunda maior bancada – a bancada progressista ficaria apenas com uma vaga, ocupada pelo vereador Carlos Nilo, mas acabou ganhando as adesões dos vereadores Maurício “Galo” Del Fabro, que saiu do PSDB, e Márcia da Rosa, que saiu do PSB. Para completar a boa fase, o partido ainda conquistou a filiação do advogado e suplente de vereador Hanney Cavalheiro, que saiu do REPUBLICANOS, que participou da eleição passada coligado com o PTB. Como trocou de partido durante a “janela partidária”, Hanney manteve a suplência. Nesta semana, assumiu a vaga do petebista Germano Camacho mas reforçou a bancada de seu novo partido.

Tecnologia do bem

As facilidades proporcionadas pelas tecnologia entrarão definitivamente na rotina mundial. Na última quinta-feira, foi uma videoconferência que proporcionou uma boa conversa e a decisão do conjunto dos deputados gaúchos de destinarem um total de R$ 51 milhões, que haviam reservado para obras e investimentos em diferentes áreas, para a ação de combate ao novo Coronavírus. A ação foi capitaneada pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes. Não houve nenhuma manifestação contraria em relação a essa articulação”, confirmou Frederico Antunes aos representantes do Governo do Estado.

Expectativa

Mesmo correndo para cumprir os prazos estabelecidos pela legislação eleitoral, os partidos políticos ainda esperam que se confirme uma revisão especial do calendário para reforçar um pouco mais suas nominatas de candidatos às próximas eleições. O prazo encerrou dia 4 passado.

Espaço

Licenciado do exercício da vereança para tratar assuntos particulares, Germano Camacho abriu espaço na Câmara de Vereadores para a posse do primeiro suplente Hanney Cavalheiro. Eleito pelo PRB, Hanney se ressente de não ter recebido essa oportunidade de seu ex-colega de partido, o vereador Evandro Gutebier. Agora, Hanney está filiado ao PROGRESSISTAS.

Novos assentos

Foi providencial a suspensão das atividades na Câmara de Vereadores como parte das medidas de prevenção contra o novo Coronavírus. Quando o público puder retornar normalmente para assistir as sessões e demais atividades, encontrará um plenário com cadeiras totalmente reformadas. Além disso, o período permitiu também a realização de vários reparos que vinham sendo exigidos há tempos, inclusive a instalação de novos cabos para melhoria do sinal de internet tanto no Plenário quanto nos gabinetes dos vereadores.

Secretariado

Deve passar pelas composições com outras forças políticas a definição de nomes para cargos que ficaram vagos na Administração Municipal após a saída do PROGRESSISTAS do time do Governo Mari Machado. A Direção Geral e direções e assessorias técnicas do DAE e as secretarias de Trânsito e Agricultura, entre outras, poderão receber indicações de nome dos novos partidos que se somarem à equipe administrativa. Além do alinhamento às propostas de trabalho, tudo indica que a adesão deverá implicar desde já uma intenção de caminhada conjunta desses partidos nas próximas eleições.

A amante

Por: Fernando Albrecht Anos 1970. Presidente de uma entidade empresarial nomeada agendou reunião com um senador da República. Saiu do aeroporto e foi direto para

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies