STU anuncia série de medidas preventivas para o transporte coletivo

As quatro empresas que prestam o serviço em Livramento devem realizar limpeza nos veículos e disponibilizar álcool em gel aos profissionais

Com um fluxo diário de, aproximadamente, 20 mil pessoas, divididas entre 13 mil pagantes e sete mil não pagantes, o transporte coletivo de Sant’Ana do Livramento precisou se readequar frente aos avanços da pandemia de Coronavírus na região.
Embora a cidade não tenha nenhum caso confirmado da doença, o Sindicato dos Transportes Urbanos (STU) já divulgou algumas medidas que devem ser adotadas pelas quatro empresas de ônibus que circulam por aqui. De acordo com o Sindicato, as empresas foram orientadas a higienizar todos os veículos que saírem das garagens para o serviço nas ruas.
A operação deve acontecer, pelo menos, duas vezes por dia. Os profissionais que possuem contato direto com o público, como cobradores e motoristas, receberam frascos com álcool em gel para que possam realizar a limpeza das mãos periodicamente.
Mesmo com todas essas ações, o STU ressalta a importância de que a população siga às medidas de prevenção. Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete, se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e, principalmente, evitar sair de casa sem necessidade.
Por falar nisso, os responsáveis pela comunicação do órgão relataram que a maior parte do público usuário do serviço já deixou de circular pela cidade. Entretanto, a maior preocupação é com as pessoas com mais de 60 anos, integrantes do grupo de risco, que continuam a circular pela cidade, inclusive utilizando o transporte coletivo.
Visando proteger esse grupo, o STU também suspendeu por 15 dias o processo de entrega dos bilhetes eletrônicos, recadastramento e qualquer atendimento para pessoas com deficiência e aposentados. Para mais informações, a sugestão é entrar em contato com o Sindicato através do telefone: (55) 3241-1470. Lembrando que o STU funciona de segunda à sexta-feira das 8h15 às 12h e das 14h15 às 17h30.

Murilo Alves
muriloalves@jornalaplateia.com

Grupo Aplateia