Bastidores – Edis Elgarte – 21/03/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Sem avião

Cancelados por tempo indeterminado os voos regionais no Rio Grande do Sul a partir de segunda.

No tempo

Depois de vários “balões de ensaio” sobre supostos julgamentos de agravos e outros recursos que supostamente estabeleceriam “para esta semana” o retorno do prefeito afastado Ico Charopen à Chefia do Executivo, finalmente esse dia deve acontecer na próxima semana, quando se encerra o prazo de 90 dias de afastamento pedidos pelo Ministério Público e concedido pela Justiça. A suspensão das atividades da Justiça por conta da crise na saúde pública impediu a realização de sessão da 4ª Câmara do TJ-RS na manhã de quinta-feira, 19, que julgaria recurso impetrado pela Defesa de Ico.

Caminhando juntos

Os vereadores Antônio Zenoir e Evandro Gutebier vêm atuando de forma bastante integrada nos contatos com autoridades estaduais para tentar reverter a decisão da direção do Instituto de Previdência do Estado de desativar as agências na maioria das cidades do interior. Recentemente, com o apoio do deputado estadual Sérgio Peres, do partido Republicanos, os dois estiveramos em reunião na sede do IPE SAÚDE, em Porto Alegre, com o presidente do órgão, Marcus Vinicius de Almeida.
Em discussão, no encontro, uma proposta para a continuidade do atendimento do IPE em Santana do Livramento, que é uma demanda recorrente dos vereadores. Ficou definido que o melhor caminho para a solução desta demanda é um convênio com o município, que poderia ceder funcionários para atuar na agência a fim de que o atendimento possa retornar a ser diário. Atualmente, um servidor viaja à fronteira uma vez por semana para atender aos segurados. Como resultado imediato do encontro, a garantia do Presidente do IPE de que o órgão não fechará as portas em Livramento. Certamente, Gutebier e Zenoir continuarão caminhando lado a lado, para viabilizar essa demanda.

Prazo para mudanças

Termina oficialmente no dia 3 de abril o prazo para que os detentores de cargos eletivos troquem de partido sem risco de perder seus mandatos. Em Livramento, pelo menos três dos nomes cogitados para mudar de sigla já definiram suas novas agremiações, enquanto algumas surpresas surgiram no processo e outros nomes ainda não se decidiram. O suplente de vereador Pedrinho Santafé trocou o PDT pelo MDB no primeiro dia da “janela partidária”, surpreendendo a todos. O vereador Danúbio, virtual candidato a prefeito pelo Progressistas, também deixou a sigla, mas ainda não definiu seu destino. Os vereadores Maurício “Galo” Del Fabro e Marco Monteiro já bateram o martelo: Galo passa a somar nas fileiras do Progressistas e acabou abrindo espaço para Monteiro, que precisa sair da REDE porquê a sigla não superou a Cláusula de Barreira e não poderá participar das próximams eleições. Monteiro aceitou o desafio e já está ajudando na reconstrução do partido em Livramento. O ex-secretário geral de Governo, Enrique Civeira, cuja mudança para o Republicanos vinha sendo dada como certa, decidiu que não sai do PDT e trabalha para fortalecer a sigla com uma nominata de peso para a próxima eleição. Enquanto isso, a vereadora Marcia da Rosa vem conversando com outros partidos e pode sair do PSB. Seu destino também pode ser o Republicanos do vereador Evandro Gutebier, escolha na qual pode ser acompanhada pelo vereador Antônio Zenoir, que deixa o PSD.

Fronteira contra a Covid-19

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes está gestionando ações específicas de combate ao coronavírus nas cidades de Fronteira, lembrando que, em especial, Uruguaiana, São Borja, Livramento, Quaraí, Itaqui e Barra do Quaraí  recebem milhares de caminhões, carros e motos, ligando os países do Mercosul. Ele conversou sobre essa situação com o governador Eduardo Leite, com o Comandante Militar do Sul, Geraldo Antonio Miotto, com o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e com a secretária estadual da saúde Arita Bergmann, solicitando aindaa reabertura, mesmo que temporária, do Hospital de Guarnição de Uruguaiana, bem como o aumento do número de leitos nos hospitais das cidades da região. A secretária Arita ficou de conversar com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo e com a delegada Regional da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Heili Temp.

Sem aglomeração

Os protocolos estabelecidos para o combate à proliferação do novo coronavírus exigiram que o PT adotasse medidas alternativas para a realização de seu encontro municipal marcado para o próximo sábado, dia 28. Os convencionais deverão comparecer no local de votação apenas para depositar seu voto, mas não haverá debates nem será permitido que permaneçam em grupo no mesmo espaço. Também o local, inicialmente marcado para o Plenário da Câmara de Vereadores, poderá ainda ser alterado, devido à suspensão das atividades no Palácio Getulio Vargas, sede do Legislativo Municipal.
E a limpeza dos terrenos?
O anúncio do primeiro caso de dengue em Livramento passou quase que despercebido, em meio ao turbilhão de informações – necessárias, é claro – a respeito do novo coronavírus. Ainda assim, é extremamente preocupante porque demonstra o quanto a comunidade santanense é suscetível a esse tipo de doença em razão da absoluta falta de comprometimento das pessoas em relação aos cuidados básicos de prevenção. A Câmara de Vereadores já analisou ante-projeto que autoriza a Prefeitura a limpar terrenos baldios e cobrar a despesa dos proprietários dos terrenos. Esse trabalho já poderia estar sendo feito há tempos, trazendo segurança e mais tranquilidade para a população. Apesar disso, até hoje o Executivo não encaminhou a ideia na forma de projeto de lei para aprovação da Câmara.

Quebrando paradigmas – Eis a questão!

Sempre fui meio “fora da casinha”. Para os conservadores, uma disfuncionada precisando de ajuda psicológica; para outros, adiante do meu tempo. A história está aí