Sine deve ofertar as vagas de trabalho para a construção de linhas de transmissão

A articulação está sendo realizada pela Delegada do Sine, Melina Lemos, e o anúncio acontece nesta semana

A Delegada Regional do Sistema Nacional de Empregos (Sine), Melina Lemos, confirmou nessa sexta-feira (24) que já está em contato com a empresa Fasttel Engenharia, representante da empresa de subestações e das linhas de transmissão para que as vagas que abrirão para a construção do empreendimento Sant’Ana, que construirá subestações de transmissão de energia elétrica Livramento (3) e Maçambará (3) e linhas de transmissão de 230 kV entre Sant’Ana do Livramento e Alegrete, Cerro Chato, Maçambará e Santa Maria, passem pelo Sine.
Em dezembro, a Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) e o Sindicato da Indústria de Energia Eólica do Rio Grande do Sul (Sindieólica) apresentaram o investimento de R$ 610 milhões, com geração de mais de 1.500 empregos. Segundo Melina, a conversa já está bastante adiantada. “Esses empregos são de grande importância para o município, já que passamos por um momento difícil no que diz respeito ao emprego aqui em Livramento”, disse.

Melina destacou também que quer se adiantar para oferecer cursos aos possíveis candidatos nas áreas que serão ofertadas pela empresa que está fazendo o empreendimento. “Já me reuni com a secretária do Trabalho, Regina Becker, onde eu coloquei para ela a necessidade que os cursos de qualificação sejam voltados para a nossa realidade aqui em Livramento”, destacou Melina.
Segundo a previsão do projeto, o investimento conta com quatro linhas de transmissão, que terão conexões com as cidades da região, mas mais da metade do investimento se dá na Fronteira da Paz. Ao todo, o empreendimento tem extensão de 591 quilômetros de linhas de transmissão e o prazo estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a energização é de março de 2023, porém a expectativa da Taesa é de entrega já no primeiro semestre de 2021.
“Na semana que vem vamos ter um anúncio em conjunto com a empresa aqui em Livramento, onde poderemos apresentar as vagas aos santanenses”, finalizou Melina.

Rodrigo Evaldt | rodrigo@jornalaplateia.com

Grupo Aplateia