Gislaine Grecellé assume a Secretaria Municipal de Educação

A posse aconteceu após o pedido de exoneração de Rosemery Silva

Tomou posse na manhã dessa quarta-feira, dia 22, a nova encarregada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Sant’Ana do Livramento. Nomeada pela prefeita Mari Machado (PSB), Gislaine Grecellé assume a pasta menos de 24h após o pedido de exoneração da, agora ex-secretária, Rosemery Silva.

Em seu currículo, Gislaine traz uma ampla experiência em educação, sendo professora aposentada e possuindo pós-graduação em Pedagogia, na área de Supervisão Escolar e Classe Especial. A nova secretária também já atuou na 19ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

Já respondendo pela SME, a secretária concedeu entrevista à Reportagem do Jornal da Manhã, programa da Rádio RCC FM (95.3), onde afirmou saber da importância da repartição e se disse satisfeita com a equipe que trabalhará ao seu lado. “Estou tendo toda a confiança deles (os funcionários), estão me passando tudo na maior tranquilidade”.
Sobre a sua nomeação repentina, Gislaine Grecellé disse que recebe a SME como um grande desafio, visto a responsabilidade que o cargo lhe confere. “É uma pasta muito importante, tem vários senões a serem resolvidos’’.

Além disso, ainda complementou versando sobre as suas experiências anteriores na educação. “Eu trabalhei desde 89 (sic) na Coordenadoria de Educação, que tem outra estrutura de funcionamento, mas não deixa de ser voltada à educação, […] então a gente tem uma carga de conhecimento, de experiências, de aprendizado”.
Sobre os primeiros movimentos como titular da secretaria, Gislaine afirmou que a sua equipe já tem metas e um plano de ação que deve ser implementado imediatamente, observando que, em breve, o ano letivo deve ter início. “Falta a contratação de professores […] a gente tem que correr atrás. […] Consegui sentar com cada setor, fazer uma análise e listar o que é prioritário do prioritário’’.
Sobre o planejamento e as perspectivas do trabalho na educação, a gestora diz que, com base em ações planejadas, espera poder entregar resultados à comunidade em um curto espaço de tempo. Isso porque, ainda de acordo com Gislaine, o tempo hábil para colocar os projetos em prática é curto.

O PEDIDO DE EXONERAÇÃO

Através de uma carta aberta, a Secretária Municipal de Educação de Sant’Ana do Livramento, Rosemery Silva, junto com a Secretária Adjunta, Ana Izabel da Silva Braz e a Assessora Pedagógica, Marta Regina da Cunha Torres, comunicou o seu pedido de exoneração do cargo que ocupava desde a gestão do prefeito, agora afastado, Ico Charopen (PDT).
A decisão foi informada na manhã do dia 21, quarta-feira, e, posteriormente à publicação da carta, os cargos ficaram à disposição da prefeita Mari Machado. No comunicado, o trio diz que foi um privilégio trabalhar na SME e também ter trabalhado a favor da educação.

Antes de chegar ao fim, a nota informa ainda que a decisão de entregar as suas funções foi tomada observando alguns fatores políticos. “Políticos que veem na sua gestão somente uma oportunidade político-partidária, nunca um meio de elevar o município através de um projeto puramente técnico”.
O texto ainda questiona a idoneidade de alguns membros da administração pública. “Políticos que não têm compromisso com a palavra, colocando acima de tudo seus ideais político-partidários, mesmo que, com isso, o Município seja penalizado financeiramente, a cada troca de gestão, partindo do zero, em reorganização, planejamento e controles”.

Murilo Alves | muriloalveslvto@gmail.com

Grupo Aplateia