Após 30 dias de afastamento, Ico promove encontro com exonerados

A reunião aconteceu na sede do Partido Democrático Trabalhista, nesta semana. Enquanto isso a prefeita interina Mari Machado apresenta mudanças e planos de trabalho

Na próxima segunda-feira (27) completam 30 dias do afastamento do prefeito Ico Charopen (PDT) do Executivo de Sant’Ana do Livramento. A medida foi uma determinação da Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, cumprido na operação, denominada “Parceria”, em alusão ao Termo de Parceria firmado entre a Oscip/Ação e a Prefeitura na área da educação sem que houvesse qualquer fundamento legal, revelando um verdadeiro “compadrio” entre as partes.
Ico foi afastado do cargo por 90 dias. Ele é apontado pelo Ministério Público como líder de uma organização criminosa que teria causado prejuízo de R$ 3,3 milhões aos cofres públicos. Também foram afastados o procurador Jurídico Ramzi Ahmad Zeidan; os secretários de Administração, Fernando Gonçalves Linhares; de Saúde, Carlos Enrique Civeira; da Fazenda, Mulcy Torres da Silva; e da Cultura, Desporto e Turismo, Maria Regina Prado Alves; dois assessores do Gabinete do Prefeito – Anderson Dias Carvalho e Rodrigo Weber de Souza – e a Diretora do Sistema de Previdência do Município (Sisprem), Valéria Argiles da Costa.

Reencontro

Desde que foi afastado, um dos primeiros compromissos públicos de Ico aconteceu nessa semana, na sede de seu partido, em Livramento. Na chegada cumprimentou alguns populares que estavam no local e, em seguida, entrou no Diretório.
Segundo fontes que participaram do encontro chamado pela presidente do PDT em Livramento, vereadora Maria Helena Duarte, na noite dessa quinta, Ico teria dado início a um planejamento para o retorno ao comando do Executivo Municipal, destacando que existe uma previsão de até 15 de fevereiro para que isso aconteça.

Novo Governo

Enquanto isso, a eleita vice-prefeita, Mari Machado, que havia sido isolada durante a Administração de Ico, assumiu o comando do Executivo interinamente e iniciou uma mudança em todas as áreas do Governo, começando pela redução de secretarias. Das 15 existentes durante a gestão de Ico, Mari reduziu para nove.
Além disso, a prefeita interina promoveu também uma dispensa de pessoal para garantir a economia de recursos, tendo vários cargos em comissão (CCs) vagos. Nos últimos 30 dias, Mari trabalhou também em uma articulação junto aos partidos políticos e não com os vereadores, como era feito pelo pedetista. Junto com o novo governo já estão MDB, Progressistas, PL e Republicanos que, em sua maioria, apoiavam Ico quando ele estava no Poder.
Outra novidade apresentada por Mari Machado nos últimos dias foi a reativação de serviços que ela julga importante, criando coordenações específicas com o trabalho focado como, por exemplo, a Coordenadoria do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres e a Coordenadoria do Departamento de Cultura.

Foi a primeira aparição do prefeito afastado Ico Charopen, após ação do Ministério Público

Grupo Aplateia