Livramento passa a contar apenas com sinal digital da RBS TV

Televisores devem se conectar ao canal 4.1, tendo em vista que o canal 4 foi desativado

A RBS TV desativou o sinal analógico da sua antena de transmissão do município na tarde da última quarta-feira (15). Com isso, os santanenses que não possuem televisores com conversor integrado ou conversor externo, não irão conseguir assistir o canal afiliado da rede Globo.

A emissora informou que possui uma parceria com uma loja na cidade para a compra dos conversores externos para televisores antigos continuarem captando o canal. Caso a sua TV já possua o corretor e mesmo assim não capte o sinal, deverá posicionar sua antena para o Morro do Caqueiro para conseguir o sinal digital da RBS TV. Isto porque o sinal analógico da emissora foi desligado e algum televisor pode ter permanecido no canal desativado.

Basicamente, o sinal digital usa uma tecnologia mais avançada de transmissão de imagem e som, e isso faz com que a TV Digital tenha uma qualidade muito superior. O sinal digital permite, por exemplo, que o seu programa de TV preferido seja transmitido em alta resolução HD e Full HD no caso brasileiro. No Japão, já se transmite em 4K. A TV analógica, que usa tecnologias mais antigas de transmissão de dados, atinge uma resolução máxima de 720 x 480 pixels, o chamado sinal SD.

De acordo com o gerente executivo do Grupo RBS da Região Sul Haroldo Amaral Jr., a troca no sistema proporcionará uma grande melhoria na qualidade das transmissões, tanto em som como em imagem, além da adição de recursos de acessibilidade Closed Caption e Áudio Discrição, guia de programação e possibilidade de acesso ao sinal da TV via celular.

Para acessar o sinal digital, aqueles que já possuem televisores comprados antes de 2012, inclui-se as TV’s de tubo, deverão adquirir o conversor e antena UHF. Para quem possui televisores adquiridos após 2012 será necessário apenas adquirir a antena UHF, o conversor neste caso já está integrado na televisão. Indica-se a instalação sempre de antena externa para que a qualidade recebida pelo sinal seja a mais limpa possível.

A RBS TV disponibiliza meios de comunicação com a emissora em caso de dúvidas, deverão contatar pelo telefone 0800 051 6336, e-mail cat@rbstv.com.br ou por meio do site rbstvdigital.com.br

João Victor Montoli | Joao@jornalaplateia.com

Grupo Aplateia