Bastidores – Edis Elgarte 02/11/2019

PTB quer ficar no Governo

Perdeu dinheiro quem apostou no desembarque do PTB da equipe do Governo Municipal, após as manifestações do presidente do partido, Claudio Coronel, sobre sua inarredável pretenção de disputar o lugar do atual Prefeito, Pelo menos por enquanto, os trabalhistas continuam junto com o PDT. Apesar disso, a “parceria” não incluiu garantia de apoio eleitoral à reeleição de Ico Charopen. Pelo menos, é o que diz o PTB em uma “Carta a Santana do Livramento – RS” divulgada nesta última sexta-feira. O documento, assinado pelos membros da Executiva do partido, diz:
– “O propósito do PTB no Poder local é o objetivo do trabalhismo, que o trabalhador tenha mais participação em suas ações e, além disso, queremos que mantenha um alto nível de contribuição e responsabilidade social;
– “Contudo, sem perder nossa identidade trabalhista, procuramos compartilhar com o PDT, nosso coirmão de idênticas linhas ideológicas, um selamento de compromisso com atual Administração”.
Para bom entendedor…

Ambiente acolhedor

O vereador Romário Paz, que assumiu oficialmente há poucos dias a presidência do MDB em Livramento, já conquistou uma nova e grande vitória nesta semana: a concretização da adesão à sigla de seu colega de vereança Marco Monteiro. Os dois divulgaram fotos em suas redes sociais com registro da assinatura de ficha, ato que denominaram de “pré-filiação”, surpreendendo muita gente. Eleito pela REDE Sustentabilidade, o agente federal Marco Monteiro vinha conversando com outras siglas, diante da desestruturação de seu partido de origem. Chegou, inclusive, a ser cotado como possível candidato do DEM à Prefeitura. Na quarta-feira passada, porém, subindo as escadas de acesso ao Plenário da Câmara de Vereadores ao lado de Romário, ele já sinalizou sobre sua decisão: “O MDB é um partido que hoje tem um ambiente agradável, permite que a gente se sinta bem”. No dia seguinte, os dois anunciaram a filiação. Assim, a bancada emedebista dobrou de tamanho. E Romário não esconde: podem vir mais novidades em breve.

Fundamento acadêmico

Uma das poucas intervenções concretas no projeto orçamentário do Município para 2020, que teve sua primeira etapa – a apreciação e aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO- concluída há poucos dias, foi do vereador Dagberto Reis. Ele conseguiu aprovar duas emendas para incluir no texto: a previsão de recursos para a Coleta Seletiva do Lixo e a Cadeia da Economia Solidária em Livramento.
As emendas, na realidade, não criaram novas despesas para os Cofres Públicos, somente formalizaram a constância de recursos já previstos, que porém não poderiam ser destinados na Lei Orçamentária Anual, a LOA, se não constassem na LDO.
Gestor Público formado na primeira turma da Unipampa de Livramento, o Vereador sabe que os valores não poderiam ser aplicados. São R$109,5 mil para custeio do processo de coleta seletiva do lixo e R$ 20 mil para fomento à Economia Popular Solidária, através de entidades que venham a conveniar com o Poder Executivo.

Escolas fechadas

As medidas de ajuste orçamentário adotadas pelo Governo do Estado atingem a partir da próxima semana 23 escolas públicas no Rio Grande do Sul que aderiram ao programa “Escola Aberta para a Cidadania”. Em Livramento, as escola Vitéllio Gazapina e Celina Vares Albornoz perdem os recursos para pagamento de oficineiros e manutenção das atividades realizadas nos fins de semana. Este será o último fim de semana de Escola Aberta para a Comunidade nos dois estabelecimentos.

Educação em debate

A situação da educação no Rio Grande do Sul e as propostas de mudança no plano de carreira do magistério estadual estarão na pauta de Audiência Pùblica programada para a próxima terça-feira, dia 5, no Plenário da Câmara de Vereadores de Livramento. O debate é uma iniciativa da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Meio Ambiente e contará com a participação da presidente do Cpers/Sindicato, professora Helenir Schürer.

Seminário

Cresce a expectativa em torno da realização, no próximo fim de semana, do 1º Seminário sobre Exportação – Região Fronteira Oeste. O evento será desenvolvido dias 8 e 9, abordando temas como Logística, Fomento ao Crédito, Rumos e Oportunidades do Comércio Exterior, Sucessão Familiar, entre outros. Na sexta, 8, haverá palestra motivacional com o professor Adroaldo Lamaison, e no sábado, 9, serão realizadas as palestras técnicas, no CTG Jayme Caetano Braun. Inscrições e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 99125.5440, com o radialista Ivo Flores.

Caso de Polícia

.

Morador do assentamento Coqueiro, no km 503 da BR 158, o vereador Leandro Ferreira ficou indignado, nesta semana, em razão dos riscos aos quais foram submetidos os moradores e trabalhadores rurais daquela região. Depois dos temporais que derrubaram postes da rede de energia sobre cercas que demarcam as propriedades e causaram interrupção no fornecimento, técnicos da concessionária reativaram a energia sem verificar se os cabos haviam sido retirados de sobre o aramado. Foram alertados e ainda demoraram para desligar a energia. Recordando o acidente fatal envolvendo uma adolescente há pouco tempo, em situação semelhante, Leandro procurou a Polícia e registrou um B.O. contra a concessionária, que na opinião dele colocou em risco a integridade física dos moradores da região.

Pela democracia

Outro caso no qual a política se mistura com polícia: o ex-candidato a deputado federal e pré-candidato a prefeito pelo PSL Julio Doze surpreendeu os bastidores políticos nesta semana ao procurar a Delegacia de Polícia para registrar um B.O. contra ninguém menos do que o filho do Presidente da República, deputado federal por São Paulo Eduardo Bolsonaro. A denúncia foi motivada pelo comentário do Deputado a respeito de uma possível “volta do AI5” como meio de contrapor manifestações “da esquerda”. Doze conversou com lideranças do partido e registrou o B.O. contra Eduardo Bolsonaro pelo que considerou “um atentado contra a democracia”. A ideia é que a denúncia passe para a esfera da Polícia Federal e resulte em processo específico.

Grupo Aplateia

Adicionar Comentário