Atletas paralímpicos visitam Governador Eduardo Leite

O santanense Arthur Furtado prestigiou seus colegas que irão disputar o Parapan-Americanos no Peru

O Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, foi palco, na manhã dessa quinta-feira (25), de homenagem aos 12 atletas gaúchos ou com atuação no Estado que vão representar o RS nos 6º Jogos Parapan-Americanos, neste ano, em Lima, no Peru. A competição será entre 23 de agosto e 1º de setembro, logo após os Jogos Pan-Americanos, de 26 de julho a 11 de agosto.

Os Jogos Parapan-Americanos devem reunir 1.890 atletas de 33 nações. Conforme o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será a maior participação nacional na competição até hoje – 512 integrantes na missão, com 337 atletas representando o país.

O nadador santanense Arthur Furtado, foi com sua equipe do projeto “Esporte +”, do Grêmio Náutico União (GNU), de Porto Alegre, apoiar os atletas que irão em busca de medalhas no Peru. Arthur ainda não irá disputar o Parapan-Americano, porém está dando um verdadeiro show nas piscinas de todo o Brasil, no dia 15 de julho o atleta conquistou a medalha de ouro na modalidade costas em uma etapa do circuito Loterias Caixa, em São Paulo e agradeceu: “Agradeço primeiramente a Deus, a minha família, minha coach Fernanda Michaelsen, minha guia taper Brenda Andrade,amigos e apoiadores pelo apoio e incentivo de sempre”, disse.

O GNU terá três representantes no Parapan-Americano no Peru, as atletas: Maria Dayanne da Silva; Maria Carolina Gomes Santiago e Susana Schnandorf Ribeiro.

O governador Eduardo Leite agradeceu a presença de todos os jogadores paralímpicos e das pessoas que os apoiam e que contribuem para a formação e o treinamento dos atletas. “Não são vocês que precisam nos agradecer, somos nós que devemos agradecimentos a vocês pelo bonito exemplo de superação e de realização de façanhas”, declarou.

Aproveitando a ocasião, o secretário João Derly anunciou a abertura das inscrições para o Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), promovido pela Secretaria do Esporte e Lazer. O Paracergs é a etapa estadual para a seletiva das Paralimpíadas Escolares 2019, evento nacional realizado pelo CPB, que ocorre de 18 a 23 de novembro, em São Paulo. As inscrições seguem até o dia 20 de agosto.

Grupo Aplateia