qua, 3 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Novo secretário do Planejamento assume e fala em problemas estruturais de Livramento

Paulo Ricardo Ecoten disse que deve se dedicar pessoalmente à área de projetos
Prefeita Ana Tarouco e secretário Paulo Ricardo (Foto: Divulgação/Ascom)

O novo secretário de Planejamento de Sant’Ana do Livramento tomou posse, nessa semana. Paulo Ricardo Flores Ecoten é militar da reserva do Exército Brasileiro, economista formado pela Universidade Federal de Santa Maria e teve o seu último posto como capitão R1.
Agora, após diversas conversas que manteve com a prefeita Ana Tarouco (União), assume a responsabilidade da então secretária Celina Martinez, com o objetivo de fazer fluir os processos da pasta.
Em sua primeira entrevista, na quarta-feira (25), Paulo fez questão de lembrar da transversalidade de sua secretaria. “Essa pasta é agregada com todas as secretarias do município e precisa de mais, a médio e longo prazo. Temos que orientar no sentido de que as coisas sejam duradouras e mais efetivas. A administração em qualquer esfera é com planejamentos mais efetivos”, disse.
Ele destacou que antes de assumir a responsabilidade recebeu orientações da prefeita: “Ela me passou algumas diretrizes, que é um assunto bem complexo, não é de fácil resolução, exige um pouco de trabalho e atenção, mas eu acredito que com o passar do tempo elas vão se encaminhar normalmente e trilhar um caminho do desenvolvimento que tanto a cidade precisa”.
Entre as prioridades destacadas pelo secretário estão os investidores que, muitas vezes, esperam meses para poder investir na cidade. “Há interesses de empresários em investir em áreas específicas aqui da cidade e nós temos que voltar a nossa atenção para a captação desses recursos. Investimentos significa renda, a gente precisa de empregos. Aqueles projetos que a gente sabe que vão trazer renda à nossa população tão carente precisam ser olhados com bons olhos. Eles não vão passar na frente de todo mundo, mas esse processo precisa ter um tempo para entrar e sair”, destacou referindo-se a agilidade dos processos na secretaria de Planejamento.
Sobre os problemas de habitação enfrentados na cidade, o secretário disse que deve se dedicar ao tema para ampliar a cobertura de políticas públicas: “Sabe-se que no governo federal há recursos disponíveis, mas para fazer esses repasses, precisa-se de projetos embasados. Eu pretendo me dedicar pessoalmente à essa área de projetos”, finalizou.

Marketing de Relacionamento Figital e Geracional Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)

No Marketing de Relacionamento (Figital e Geracional) são Humanos que trocam informações, bens e/ou serviços com outros Humanos (H2H), buscando o equilíbrio entre a oferta e a demanda e o esperado “ganha-ganha”. Deve-se evitar o “ganha-perde” que pode gerar o “perde-perde” e o conflito, encerrando o relacionamento. As estratégias que antecedem ao Marketing de Relacionamento são criadas e desenvolvidas a

Com liderança de Lorenzoni, audiência sobre abigeato na Expointer tem anúncio de nova delegacia especializada

Foi realizada nesta terça-feira (2), na Casa da Farsul, durante a Expointer, uma audiência pública para discutir a situação e os impactos do abigeato no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi proposta pelo deputado Rodrigo Lorenzoni na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. O evento reuniu representantes de todo o setor agropecuário e da

Isenção de IR: entenda os direitos de aposentados e pensionistas com doenças graves

Valmir Floriano Vieira de Andrade Luiz Antonio Müller Marques* Aposentados e pensionistas portadores de doenças graves têm direito à isenção do Imposto de Renda (IR) sobre seus proventos. O benefício, previsto na Lei nº 7.713/1988, tem como objetivo aliviar encargos financeiros e garantir que esses recursos sejam destinados a tratamentos de saúde e despesas médicas. Entre as enfermidades que dão