qua, 3 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

De um projeto de faculdade a um grande negócio

Gislaine Valiente Alves, proprietária da Sedução Semijoias e Lingeries, conta como iniciou sua trajetória no empreendedorismo.

É cada vez mais comum encontrar mulheres empreendedoras tocando grandes negócios. Essa diversidade é fundamental para a formação de um mercado que propicie novas empresas e ideias. A presença feminina nos negócios traz melhorias para a sociedade, para a economia e para as empresas. O empreendedorismo feminino desempenha um papel importante para reduzir as diferenças entre as oportunidades de crescimento na carreira para homens e mulheres.

Em Sant’Ana do Livramento é possível encontrar histórias inspiradoras de mulheres de fibra, que apesar dos obstáculos construíram negócios sólidos. Gislaine Valiente Alves,  proprietária da Sedução Semijoias e Lingeries, é um desses exemplos. A empresária conta que sua caminhada empreendedora começou cedo, aos 17 anos de idade: “iniciei a empresa há 27 anos […] resolvi fazer algo por mim. Como eu era menor de idade, tive que procurar alguém para me ajudar a começar. Então aos 21 anos abri minha empresa, comecei a trabalhar garimpando revendedoras, pouco a pouco, mês a mês. Começamos com 20 revendedoras, hoje são mais de 500 pessoas”, explicou. A empreendedora ainda conta que a ideia de abrir o negócio surgiu durante um projeto da faculdade de Administração de Empresas, aos 17 anos de idade. Segundo ela, seu professor de economia lançou um desafio aos alunos: construir o projeto de uma empresa. Gislaine não pensou duas vezes antes de criar uma empresa que atendesse o público feminino: “como eu gostava muito de joias e semijoias, coloquei no papel exatamente o que eu gostaria, e ele [professor] fez as correções necessárias. Graças a um projeto de sala de aula, hoje eu tenho a empresa”.

Conheça a Sedução Semijoias e Lingeries, uma empresa “com alma feminina”, na rua Uruguai, nº 1722, entre as ruas Hugolino Andrade e Conde de Porto Alegre. A empresa é representante dos catálogos Quatro Estações, Hiroshima, Toda Pop, Pra Você, Winner, Miro Star, Empório Produtos Naturais e Casa Shop. Entre em contato pelo telefone (55) 3241-4100

Marketing de Relacionamento Figital e Geracional Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)

No Marketing de Relacionamento (Figital e Geracional) são Humanos que trocam informações, bens e/ou serviços com outros Humanos (H2H), buscando o equilíbrio entre a oferta e a demanda e o esperado “ganha-ganha”. Deve-se evitar o “ganha-perde” que pode gerar o “perde-perde” e o conflito, encerrando o relacionamento. As estratégias que antecedem ao Marketing de Relacionamento são criadas e desenvolvidas a

Com liderança de Lorenzoni, audiência sobre abigeato na Expointer tem anúncio de nova delegacia especializada

Foi realizada nesta terça-feira (2), na Casa da Farsul, durante a Expointer, uma audiência pública para discutir a situação e os impactos do abigeato no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi proposta pelo deputado Rodrigo Lorenzoni na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. O evento reuniu representantes de todo o setor agropecuário e da

Isenção de IR: entenda os direitos de aposentados e pensionistas com doenças graves

Valmir Floriano Vieira de Andrade Luiz Antonio Müller Marques* Aposentados e pensionistas portadores de doenças graves têm direito à isenção do Imposto de Renda (IR) sobre seus proventos. O benefício, previsto na Lei nº 7.713/1988, tem como objetivo aliviar encargos financeiros e garantir que esses recursos sejam destinados a tratamentos de saúde e despesas médicas. Entre as enfermidades que dão