qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Autoridades debatem vacinação para crianças na volta às aulas

Com a criação de uma comissão, Secretaria da Saúde estuda descentralização da imunização

Aconteceu na Câmara de Vereadores, na última quinta-feira (17), uma reunião entre parlamentares, o secretário de Saúde, Paulo Vargas, a coordenadora das imunizações, representantes da: Unamos, Conselho da Criança e do Adolescente (Condica), Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação e Cpers para debater a vacinação das crianças em Sant’Ana do Livramento.
Com a programação para o retorno das aulas presenciais, professores se mostraram preocupados com as condições sanitárias atuais e levantaram o debate de aprimoramento da vacinação para crianças e adolescentes. Com isso, a reunião aconteceu com o intuito de achar mecanismos para facilitar o acesso à vacina, pela comunidade.
Os representantes do Cpers, professor Juca Sampaio e professora Adriana de Leon, explanaram a realidade das escolas estaduais e relataram a fragilidade do estado no combate à pandemia no âmbito da educação. “As máscaras que foram enviadas pelo Governo do Estado para as escolas é uma piada, porque elas não protegem”, disse Adriana, que complementou afirmando que falta pessoal para fazer a higienização adequada nos educandários e que este fator preocupa a comunidade escolar.
O secretário de Saúde explicou como funciona a logística de imunização por parte da sua Pasta e se colocou à disposição para ajudar no que for necessário, frisando que respeitará todas as determinações e protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde. “A gente se propôs a fazer equipes de vacinações e estar presente nas escolas para poder fazer a vacinação das crianças”, comentou.
Como encaminhamento do encontro foi criado um grupo de WhatsApp para que os membros possam se comunicar e dar os próximos passos nesta campanha integrada de fomento à vacinação em Sant’Ana do Livramento.

VACINAÇÃO NAS ESCOLAS

O denominador comum, e consenso, entre as entidades que participaram da reunião foi a descentralização da vacinação para o público-alvo que são crianças de 5 a 11 anos. Com isso, os novos pontos de imunização seriam as próprias escolas, onde haveria a possibilidade da vacina chegar à cada comunidade escolar, sem a necessidade de deslocamento até a região central. “A gente vai chegar naqueles que realmente não têm chance de se vacinar”, afirmou Paulo Vargas.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos