qua, 3 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

MP arquiva pedido para interferir no aumento do IPTU com 1478 assinaturas

Pedido de providências foi encaminhado após Paulo Vaz realizar um abaixo-assinado contra o decreto do Poder Executivo

O Ministério Público Estadual (MPE) arquivou, nessa sexta-feira (28), o pedido de empresários e líderes comunitários para que o MP tomasse providências quanto ao decreto municipal 9.749/2022 que determinou o reajuste de 33,82% para o IPTU em Sant’Ana do Livramento.
Segundo o documento, o MP arquivou o pedido em virtude do tema “escapar de sua competência, porquanto diz respeito a análise da legalidade de matéria de natureza jurídica tributária”.
O empresário Paulo Vaz, que protocolou o pedido de providências no início desta semana, contra o aumento de 33,82% do IPTU em Sant’Ana do Livramento, se manifestou a respeito do tema: “Para que serve o Ministério Público? Mas para que todos saibam, nossa luta não acaba com a omissão do MP”.
O documento é baseado principalmente no artigo 150 da Constituição Federal e afirma que a administração municipal decretou o aumento do imposto de forma errônea. O empresário falou ainda que o problema não está nas isenções e sim na cobrança elevada para alguns e pequena para outros. “Têm imóveis que deveriam estar pagando três, quatro vezes mais do que pagam”, relatou.
Segundo o empresário, “o mais triste desta história toda, é tu ler a declaração da secretária, dizendo que foi deliberado porque precisavam arrecadar, quer dizer, tu só leva, só leva, porque o que nós estamos recebendo em troca? Vamos ser sinceros, a cidade está largada às traças”. Paulo fez menção à entrevista da secretária da Fazenda, Gisela Alvarez, ao Jornal A Plateia.
Além de Paulo, que criou um abaixo-assinado, com 1.478 assinaturas, posteriormente ainda recebeu o apoio da União das Associações dos Moradores (Unamos) e do SindiLojas.

Marketing de Relacionamento Figital e Geracional Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)

No Marketing de Relacionamento (Figital e Geracional) são Humanos que trocam informações, bens e/ou serviços com outros Humanos (H2H), buscando o equilíbrio entre a oferta e a demanda e o esperado “ganha-ganha”. Deve-se evitar o “ganha-perde” que pode gerar o “perde-perde” e o conflito, encerrando o relacionamento. As estratégias que antecedem ao Marketing de Relacionamento são criadas e desenvolvidas a

Com liderança de Lorenzoni, audiência sobre abigeato na Expointer tem anúncio de nova delegacia especializada

Foi realizada nesta terça-feira (2), na Casa da Farsul, durante a Expointer, uma audiência pública para discutir a situação e os impactos do abigeato no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi proposta pelo deputado Rodrigo Lorenzoni na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. O evento reuniu representantes de todo o setor agropecuário e da

Isenção de IR: entenda os direitos de aposentados e pensionistas com doenças graves

Valmir Floriano Vieira de Andrade Luiz Antonio Müller Marques* Aposentados e pensionistas portadores de doenças graves têm direito à isenção do Imposto de Renda (IR) sobre seus proventos. O benefício, previsto na Lei nº 7.713/1988, tem como objetivo aliviar encargos financeiros e garantir que esses recursos sejam destinados a tratamentos de saúde e despesas médicas. Entre as enfermidades que dão