qua, 3 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Câmara lança projeto de formação política para servidores e vereadores

A direção da Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento lançou, neste mês, o projeto “Escola Legislativa”, aprovado por unanimidade pelas comissões permanentes e plenário, que tem como objetivo ser referência em formação política e cidadania na cidade de Sant’Ana do Livramento. O programa disponibilizará de suporte pedagógico, de natureza técnico-científica, necessário às atividades legislativas da Câmara Municipal, contribuindo para o aperfeiçoamento, a aceleração e a eficiência das práticas da casa legislativa, bem como estimulará a participação política da sociedade em geral, favorecendo a inclusão social e o exercício da cidadania. Além disso, oferecerá cursos de formação política, abordando a origem, a organização e o desenvolvimento das instituições democráticas.
O público-alvo compreende vereadores, assessores, servidores públicos, lideranças comunitárias, entidades e sociedade em geral.
O projeto apresentará quatro programas: O programa “1” de Formação e Aperfeiçoamento Técnico Profissional, que promoverá o aprimoramento dos servidores da Câmara Municipal, através de cursos, oficinas, seminários, palestras, conferências e demais atividades realizadas por instituições terceiras, o programa “2” de visibilidade legislativa, o programa “3” de formação de agentes políticos, o programa “4” de educação a distância e o programa “5” conhecendo o Legislativo.
A inauguração da Escola será em março de 2022, cujo planejamento será efetuado durante os meses de janeiro e fevereiro. Os cursos trazidos pela escola serão feitos através de convênios (públicos e privados) com a Câmara, não havendo nenhum custo para os funcionários da Casa (ações internas – Vereadores, Assessores, Efetivos), nem para a comunidade – ações externas. Também não haverá necessidade de edital.
Cada curso terá a duração que for proposta em seu plano pedagógico, mas a ideia é trazer assuntos específicos (Matéria Legislativa, LDO, LOA, PPA, etc.) e de curta duração.

La Policía Comunitaria fortalece el vínculo con la comunidad en Rivera

La sub-comisario Laura Olivera, referente de la Policía Comunitaria Orientada a Problemas (PCOP) de Rivera, destacó la importancia de la creación de esta unidad que trabaja con el apoyo del comando de Jefatura de Policía de Rivera Olivera explicó que entre las principales funciones de la PCOP se encuentra la de trabajar como articuladora, generando un puente entre la comunidad