seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Quem será o presidente da Câmara de Vereadores em 2022?

Até o momento os candidatos são Aquiles Pires (PT) e Jovani Romarinho (Republicanos)

Os 17 vereadores de Sant’Ana do Livramento definirão, no próximo dia 22 de dezembro, quais parlamentares comporão a Mesa Diretora do Poder Legislativo Municipal no ano de 2022 e consequentemente, quem será o presidente.
Neste sentido, caso se confirme o acordo feito entre 11 parlamentares no início da atual Legislatura, Aquiles Pires (PT) deve assumir a principal cadeira do plenário João Goulart, no ano que vem. Entretanto, há alguns dias, o vereador Jovani Romarinho (Republicanos) fez uma declaração contundente dizendo que estava a dois votos de ser o próximo presidente do Legislativo, colocando insegurança quanto ao resultado esperado.
A hipótese de Romarinho vencer as eleições não é vista da mesma forma por alguns integrantes do Legislativo, pois pelos números que o candidato apresenta, envolveria o voto de aliados de Aquiles. O petista teria garantido em seu favor, a confiança de seus colegas de bancada, Dagberto Reis (PT) e Leandro Ferreira (PT), da bancada do PDT, composta por Cleber Custódio (PDT), Enrique Civeira (PDT), Eva Coelho (PDT) e Maria Helena (PDT), além de Thomaz Guilherme (PTB) e Lídio Mendes Melado (PTB) e Romário Paz (MDB) que fazem parte do acordo, e ainda acrescentaria Rafael Castro (PSB) e Gilbert Gisler Xepa (PSB), totalizando 12 votos. Já Romarinho, contaria com seus colegas: Elso Alvienes (PSC), Felipe Torres (DEM), Duda Amaral (Progressistas), ou seja, ficaria com apenas quatro votos.
Uma grande questão é o voto do líder de governo, Maurício Galo Del Fabro (Progressistas). A princípio, Galo estaria confirmado no acordo e seria o 1º secretário na chapa de Aquiles, entretanto, há rumores de que o parlamentar poderia abrir mão de sua vaga na mesa diretora, para fornecê-la a Rafael Castro, uma vez que a chapa de Aquiles seria de oposição ao governo e Galo é da base. Mas nada está definido.
As negociações continuam a todo momento pelos corredores da Câmara de Vereadores, sendo assim, o resultado final e concreto, os santanenses só saberão antes do recesso parlamentar, quando cada vereador explanar seu voto publicamente.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem