qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Corpo de Bombeiros Militar de Sant’Ana do Livramento orienta população para ações de prevenção a incêndios

Faltando pouco menos de dois meses para a chegada do verão, a elevação da temperatura, aliada aos baixos índices de umidade relativa do ar, comumente registrados em Sant’Ana do Livramento e Rivera, têm sido motivo de preocupação por parte da população pela formação de queimadas nas vegetações da região e incêndios no perímetro urbano. Um exemplo disto se deu na última terça-feira (26) na região de Los Plátanos, em Rivera. Uma queimada de grandes proporções ocorreu na região que contava com uma quantidade significativa de material inflamável, o que levou parte da vegetação a ser consumida pelo fogo.
Segundo levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o pampa registrou 1.018 km² de área queimada durante os seis primeiros meses de 2021, um recorde em comparação à série histórica. Diante da iminência do surgimento de novos focos de incêndio na região, o 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Sant’Ana do Livramento vem desenvolvendo ações a fim de conscientizar a população acerca dos cuidados necessários para se evitar a formação e propagação do fogo.
“Nós contamos com uma guarnição única dividida em duas unidades, a fim de dar conta das demandas de toda a cidade. Nesta época de clima quente e seco, incêndios em campos tornam-se fatos comuns na nossa região. Por este motivo, orientamos a população a não atear fogo em matas e no lixo, que são algumas das principais causas de propagação de fogo, especialmente com o clima quente e seco”, relata o Sgt. Junes, que também chama a atenção para a prevenção de incêndios domésticos:
“Solicitamos a atenção da população com pequenos detalhes, como no uso de utensílios domésticos ligados na mesma tomada por meio de adaptadores, o que acaba acarretando em uma sobrecarga na rede elétrica. Outro detalhe que as pessoas devem ter atenção é com relação ao botijão de gás. É importante sempre verificar a mangueira e a válvula que liga o botijão ao fogão, que possui, em média, cinco anos de validade. O Corpo de Bombeiros está sempre a postos para realizar o trabalho de maneira ágil e eficiente e, com o apoio da população, os incêndios podem ser melhor evitados e controlados”, concluiu o Sgt. Junes.
O telefone do Corpo de Bombeiros Militar é o 193. O atendimento está disponível 24h e é totalmente gratuito.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo