ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Penitenciária passa por pente fino após fuga de dois detentos

Dois homens fugiram no início da semana e continuam foragidos

Dois dias depois da fuga de dois detentos da Penitenciária Estadual de Sant’Ana do Livramento (PESL), os agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizaram uma revista, geral e individual, nos detentos e nas dependências internas da Unidade Prisional. O pente fino ocorreu na última quarta-feira (19).
Os dois apenados, Lucas Florindo Trindade e William da Silva Rodrigues, que fugiram da Unidade Prisional na manhã de segunda-feira (17), continuam foragidos. Eles pularam o muro da penitenciária e correram em direção ao mato lindeiro ao pátio da Unidade.

William da Silva Rodrigues e Lucas Florindo Trindade continuam foragidos

Segundo o diretor administrativo da Penitenciária, Manoel Balbino de Oliveira, a ação contou com o apoio dos policiais penais dos presídios de São Gabriel, Rosário do Sul, Bagé, Sant’Ana do Livramento e uma equipe da 6ª Delegacia Penitenciária. “Essa ação se fez necessária após averiguações de denúncias de que haviam indícios que apenados planejavam uma nova fuga da Unidade e também o compromisso da Susepe em dar uma resposta à sociedade em relação à fuga dos detentos”, afirma Manoel.
O chefe de segurança da penitenciária, Alexandre Garcia Dias, contou que na operação foram encontrados mais de trinta celulares, carregadores, entorpecentes, facas artesanais entre outros materiais ilícitos que foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), para o devido registro.
“Esses materiais ingressam na Unidade, através de pessoas que arremessam para dentro do presídio em troca de dinheiro. Já aconteceu de casos de pessoas adentrarem no interior do pátio pra jogarem por cima dos muros”, afirma Alexandre.
Ainda de acordo com o chefe de segurança, somente este ano, já foram interceptados mais de 70 celulares e cerca de quatro quilos de drogas.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.