qua, 3 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

CPI dos alimentos elabora primeiros questionamentos à Secretaria

Na Assistência Social, o tema também está sendo investigado em duas sindicâncias diferentes

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento realizou, nesta quinta-feira (08), a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga o armazenamento e uma suposta destinação de alimentos com o prazo de validade vencidos na secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento.
Durante o primeiro encontro, os parlamentares puderam formular uma série de questionamentos que serão encaminhados à titular da Secretaria responsável pela investigação. A ideia é que, após chegarem as respostas dos primeiros questionamentos, embasados com os documentos solicitados iniciem-se as oitivas para ouvir dentro do inquérito instaurado pela Câmara.
Entre os temas das perguntas realizadas nesta quinta, estão as licitações dos alimentos para a doação; quais são os trâmites para a entrega; quem são os responsáveis pelo setor de estoque e distribuição dos alimentos; a sindicância aberta para apurar os fatos; e se houve controle dos vencimentos dos alimentos.
Durante a primeira reunião, os parlamentares ainda demonstraram estar se organizando sobre como agir durante os trabalhos do inquérito. Durante diversas vezes, os vereadores destacaram a forma como deverão agir para não inviabilizar o processo que iniciou na semana passada.

NA SECRETARIA

O tema também vem sendo investigado na própria Secretaria de Assistência Social. De acordo com a secretária Gabriele Fernandes, foi aberta sindicância para apurar todas as responsabilidades. “Houve um erro, sim, por não termos distribuído a tempo os alimentos, um erro pontual que não acontecerá mais, por isso abrimos duas sindicâncias para apuração de fatos e responsabilização dos culpados, caso tenha”, afirmou.
Sobre a CPI, a titular da pasta disse que espera que tudo seja “apurado de forma imparcial, levando esclarecimento à comunidade de forma legal e fidedigna”.

Marketing de Relacionamento Figital e Geracional Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)

No Marketing de Relacionamento (Figital e Geracional) são Humanos que trocam informações, bens e/ou serviços com outros Humanos (H2H), buscando o equilíbrio entre a oferta e a demanda e o esperado “ganha-ganha”. Deve-se evitar o “ganha-perde” que pode gerar o “perde-perde” e o conflito, encerrando o relacionamento. As estratégias que antecedem ao Marketing de Relacionamento são criadas e desenvolvidas a

Com liderança de Lorenzoni, audiência sobre abigeato na Expointer tem anúncio de nova delegacia especializada

Foi realizada nesta terça-feira (2), na Casa da Farsul, durante a Expointer, uma audiência pública para discutir a situação e os impactos do abigeato no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi proposta pelo deputado Rodrigo Lorenzoni na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. O evento reuniu representantes de todo o setor agropecuário e da

Isenção de IR: entenda os direitos de aposentados e pensionistas com doenças graves

Valmir Floriano Vieira de Andrade Luiz Antonio Müller Marques* Aposentados e pensionistas portadores de doenças graves têm direito à isenção do Imposto de Renda (IR) sobre seus proventos. O benefício, previsto na Lei nº 7.713/1988, tem como objetivo aliviar encargos financeiros e garantir que esses recursos sejam destinados a tratamentos de saúde e despesas médicas. Entre as enfermidades que dão