Em publicação feita na noite de quinta-feira (11), a Secretaria Municipal da Saúde informou que a faixa etária para a vacinação contra a Covid-19 seria ampliada. Desta forma, pacientes com 77 anos ou mais estariam autorizados a receber a primeira dose do imunizante. A ampliação foi viabilizada após a chegada de 1.190 doses da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, que foram enviadas pelo Governo do Estado há alguns dias.
Nesta etapa, os pacientes que estejam dentro da faixa de idade poderão se dirigir até um dos cinco pontos de vacinação distribuídos pela cidade. Entretanto, a secretária Caroline Gomes alerta que a ação deve ocorrer apenas enquanto durarem as doses do imunizante. Os pacientes também devem estar atentos à documentação necessária para o cadastro, sendo o CPF ou cartão SUS e um documento com foto.
A Secretária explica que a exigência é para garantir que o processo ocorra da forma correta. “Antes de aplicar tem que cadastrar o paciente no sistema, verificar se tem 77 ou mais porque caso contrário não são aplicadas. […] Infelizmente tem muita gente com 76 anos que vai tentar tomar a vacina. Se a gente não está atento, a gente vacina alguém que está tentando burlar o sistema. Não funciona assim. Queria poder vacinar todo mundo, mas infelizmente a gente não tem condições”, acrescentou.
A opção de realizar a imunização no final de semana, segundo Caroline, é facilitar o comparecimento do máximo de idosos possível. “Vai ser sábado e domingo justamente porque a maioria dos idosos precisa da ajuda dos filhos para irem até o local de vacinação e dia de semana fica complicado”.
Caroline observou também a questão do horário das imunizações, que ocorrerá das 8h às 17h, com exceção da unidade do bairro Armour. “Não precisa ir muito cedo e formar fila. Queremos evitar aglomerações. Tem bastante tempo para vacinar todos”, explicou. A operação contará ainda com uma unidade volante para que não sobrem doses, visto que cada frasco pode imunizar 10 pessoas e, uma vez aberto, deve ser utilizado em sua totalidade.
Os pontos de vacinação serão os seguintes: Vigilância Sanitária, na rua Salgado Filho, 662; Associação Rural (Drive Thru), na Saldanha da Gama, 1310; ESF Santa Rosa, na Agenor Barcelos, 09; ESF Tabatinga, na Camilo Alves Gisler, 857. Na ESF Armour, localizada na rua Nazareno Cenereli, 284, também serão disponibilizadas as doses, mas apenas no período entre 7h30 e meio-dia. Isto porque durante a tarde as equipes trabalharão na aplicação do imunizante em pacientes acamados.


Dorival, o Pipoqueiro de Gerações
Uma Vida de Trabalho e Orgulho aos 80 Anos