qui, 22 de maio de 2025

Variedades Digital | 17 e 18.05.25

Após tragédia no Batuva, Bombeiros alertam para os riscos de afogamento

Com o afogamento de Cristiano Alves, a Fronteira Oeste registra 11 ocorrências do tipo em 2020
Foto: Marcelo Pinto/AP

Chegou ao fim na manhã desta segunda-feira (30) uma grande operação desencadeada pelo 10° Batalhão de Bombeiros Militar (10°BBM) para encontrar Cristiano Alves, de 42 anos, conhecido como Missé, que havia desaparecido enquanto nadava com alguns familiares no lago Batuva na última quinta-feira (26). Ao longo de cinco dias, os militares do 10° BBM, com o apoio de equipes de mergulhadores do 4°BBM, de Santa Maria, realizaram uma verdadeira varredura nas águas do Batuva.
Ainda no final de semana, as equipes receberam o apoio do Batalhão de Bombeiros de Rivera, que colaborou nas buscas cedendo um sonar subaquático. Entretanto, o sentimento de angústia só chegou ao fim após o corpo de Missé ser avistado por acaso pela Brigada Militar que, após receber uma denúncia de um veículo abandonado no local, avistou o cadáver na superfície do lago.
De acordo com um levantamento feito pelo 10°BBM, com esta ocorrência, os municípios da Fronteira Oeste, sob a responsabilidade do Batalhão, somam 11 afogamentos, sendo as vítimas nove homens e duas mulheres. O número é superior ao de 2019, onde foram registradas nove ocorrências, sendo oito homens e uma mulher. Esses dados conferem à região uma média bastante alta e, com a chegada do verão, o foco do Corpo de Bombeiros é a prevenção.
Segundo o Capitão Daniel Moreno, Comandante do 10°BBM, o maior cuidado deve ser com as crianças. “Crianças devem sempre estar sob a supervisão de um adulto, 89% das crianças não têm supervisão durante o banho de piscina. Leve sempre sua criança consigo caso necessite afastar-se da piscina”. Ainda de acordo com o Comandante, também é importante isolar a área da piscina com grades, para evitar que a criança acesse à água com mais facilidade.
O Capitão também alerta para a importância de escolher um local adequado para banho. “Nade sempre perto de um guarda-vidas. Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para o banho. Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Tome conhecimento e obedeça as sinalizações de perigo na praia”. Moreno também destacou que o lago Batuva não é um local considerado adequado para banho, principalmente pela falta de salva-vidas no local.

Jornales solidarios fue el tema tratado por el intendente de Rivera y el Presidente de Uruguay

El arquitecto José Mazzoni mantuvo una reunión de trabajo con el Profesor Yamandú Orsi El intendente de Rivera, Arquitecto José Mazzoni, participó de una delegación del Congreso de Intendentes que se reunió con el Presidente de la República, Yamandú Orsi, y el director de la Oficina de Planeamiento y Presupuesto (OPP), Rodrigo Arim, en la Torre Ejecutiva de la ciudad

Zucco reúne prefeitos para discutir pauta municipalista

  O deputado federal Zucco (PL-RS) esteve reunido nesta quarta-feira (21), em Brasília, com prefeitos gaúchos durante a tradicional Marcha dos Prefeitos, evento que reúne gestores municipais de todo o país na Capital Federal. Ao lado do presidente estadual do PL, deputado federal Giovani Cherini, Zucco recebeu os pleitos e as demandas dos municípios do Rio Grande do Sul, reforçando