seg, 8 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Polícia Federal utilizará drones para evitar crimes eleitorais no dia da eleição

A Polícia Federal (PF) utilizará drones nas eleições municipais de novembro para prevenção e repressão de crimes eleitorais como boca de urna e transporte irregular de eleitores. Nessa semana, os policiais realizaram exercícios simulados para a utilização como ferramenta para inibir e investigar a prática de crimes eleitorais durante o pleito de 2020. A ação possibilitará a fiscalização de crimes como boca de urna, compra de votos e transporte de eleitores no dia da votação e prisão dos envolvidos.

O exercício aconteceu em diversos municípios. Em Livramento a simulação aconteceu no antigo frigorífico Swift – Armour. De acordo com o órgão, mais de 100 aeronaves pilotadas remotamente deverão ser alocadas em municípios considerados estratégicos, em todos os estados. A intenção é que os equipamentos sobrevoem as zonas eleitorais de modo a inibir e flagrar a prática de condutas vedadas nos dias de votação.

Segundo a PF, os drones possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da PF que estará preparada para monitorar em todo território nacional, determinando a adoção das medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. As eleições municipais acontecerão no dia 15 de novembro. O horário de votação será das 7h às 17h.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.