sex, 2 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Polícia Federal utilizará drones para evitar crimes eleitorais no dia da eleição

A Polícia Federal (PF) utilizará drones nas eleições municipais de novembro para prevenção e repressão de crimes eleitorais como boca de urna e transporte irregular de eleitores. Nessa semana, os policiais realizaram exercícios simulados para a utilização como ferramenta para inibir e investigar a prática de crimes eleitorais durante o pleito de 2020. A ação possibilitará a fiscalização de crimes como boca de urna, compra de votos e transporte de eleitores no dia da votação e prisão dos envolvidos.

O exercício aconteceu em diversos municípios. Em Livramento a simulação aconteceu no antigo frigorífico Swift – Armour. De acordo com o órgão, mais de 100 aeronaves pilotadas remotamente deverão ser alocadas em municípios considerados estratégicos, em todos os estados. A intenção é que os equipamentos sobrevoem as zonas eleitorais de modo a inibir e flagrar a prática de condutas vedadas nos dias de votação.

Segundo a PF, os drones possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da PF que estará preparada para monitorar em todo território nacional, determinando a adoção das medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. As eleições municipais acontecerão no dia 15 de novembro. O horário de votação será das 7h às 17h.

Nota à Imprensa – queda do ministro Carlos Lupi

  A saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi, é a confirmação de que sua permanência no cargo se tornou insustentável diante da gravidade do escândalo envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Sua omissão, somada às inúmeras irregularidades identificadas, torna justa – embora tardia – a sua exoneração. No entanto, é preciso deixar claro que esta é apenas a