seg, 8 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Urnas eletrônicas já estão em fase final de preparação para as eleições municipais

Equipamentos serão testados e distribuídos para as seções eleitorais

Faltando aproximadamente 15 dias para as eleições municipais de 2020, a Juíza Eleitoral de Sant’Ana do Livramento, Carmem Lúcia Santos da Fontoura, disse estar tudo pronto para o dia da votação, que acontece no dia 15 de novembro. As urnas eletrônicas que serão utilizadas neste ano já estão passando por revisões e teste de praxe para que estejam em perfeito funcionamento no domingo eleitoral.
A Juíza Eleitoral destacou o balanço até o momento das eleições deste ano: A Justiça Eleitoral destaca que está atuando fortemente para que todos os candidatos deste pleito estejam com condições iguais e por isso, após denúncias, nesta semana foram realizadas algumas diligências sobre propagandas irregulares e também possíveis compra de votos de moradores de regiões mais carentes do município. Foi realizada uma reunião com todos os partidos para orientar as práticas erradas que estão sendo verificadas”, conta.
Para a votação não é obrigatório o uso do título de eleitor. A única necessidade para votar é a apresentação de um documento oficial de identificação com foto. Pode ser a carteira de identidade ou identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação. A votação, deste ano, terá uma hora a mais para que os eleitores evitem aglomerações. A votação será aberta às 7h e encerrará às 17h. A recomendação do TSE é de que cada eleitor leve consigo uma caneta para que seja assinada a confirmação de voto. Com tantas notícias falsas envolvendo possíveis fraudes em urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou: as máquinas são seguras. Em Livramento uma auditoria deve ser realizada alguns dias antes da eleição.
Para evitar esquecimentos, os eleitores podem levar um papel com os números de seus candidatos. Nas eleições municipais são definidos os vereadores e o prefeito. No momento do voto, os primeiros números a serem digitados são o do candidato a vereador com cinco dígitos e finaliza com os dois dígitos do candidato a prefeito. Após as escolhas, é finalizada a votação com a palavra “Fim” aparecendo na tela da urna.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.