qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Escola Doutor Élbio promove roda de chimarrão virtual

Evento acontece como forma de oferecer um ambiente descontraído entre professores e alunos

Com as aulas presenciais suspensas desde o mês de março por causa da pandemia do novo Coronavírus, as tradicionais atividades culturais e visitas a Centros de Tradições Gaúchas (CTG) durante a Semana Farroupilha também sofreram alterações em Sant’Ana do Livramento. Entretanto, para que a data máxima do Rio Grande do Sul não passasse em branco, a direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Élbio Silveira Gonçalves resolveu inovar e promover uma roda de chimarrão virtual.
O evento está previsto para acontecer na sexta-feira (18) através de uma plataforma de reuniões online. Na programação, música e danças tradicionais, com a participação de representantes do CTG Jayme Caetano Braun. De acordo com a diretora da escola, Daniela Torres, o intuito é manter viva a Semana Farroupilha, mesmo que à distância. “Essas atividades de integração são muito importantes na desenvolvimento de nossos alunos. Muitos têm essa experiência de vivenciar a Semana Farroupilha só na escola e neste ano não poderíamos deixar de fazer algo para promover essa integração”, explica.
Quanto a aceitação da comunidade escolar, Daniela diz que o retorno está sendo bem positivo e já há expectativa por parte de professores e alunos para o evento. Finalizando a sua fala, a diretora também aponta a roda de chimarrão como uma válvula de escape em quase seis meses de pandemia e isolamento domiciliar. “A intenção da equipe é proporcionar um momento de integração e lazer. Entendemos que nossos alunos e colegas estão precisando descontrair, pois essa nova rotina de trabalho tem deixado os colegas bem cansados”.

La Policía Comunitaria fortalece el vínculo con la comunidad en Rivera

La sub-comisario Laura Olivera, referente de la Policía Comunitaria Orientada a Problemas (PCOP) de Rivera, destacó la importancia de la creación de esta unidad que trabaja con el apoyo del comando de Jefatura de Policía de Rivera Olivera explicó que entre las principales funciones de la PCOP se encuentra la de trabajar como articuladora, generando un puente entre la comunidad