qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Projeto de lei que garante a publicação dos casos de COVID-19 é aprovado

De acordo com o vereador Aquiles Pires, autor da lei, o objetivo é informar

Desde o último dia 2 de junho, a lei de número 7.602 está em vigor no município de Sant’Ana do Livramento. A proposta é de autoria do vereador Aquiles Pires (PT) e foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores. A lei visa garantir aos cidadãos uma maior transparência em relação aos dados coletados sobre a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

No artigo 1°, o texto obriga o município a divulgar diariamente, através de todos os meios disponíveis, como o site e as redes sociais oficiais do Executivo, por exemplo, todos os dados referentes ao número de casos positivos, recuperados, em análise, descartados, em isolamento domiciliar, em quarentena, assintomáticos e monitorados.
Ainda no mesmo artigo, está previsto que a divulgação seja apresentada especificando sexo e faixa etária dos pacientes, além de também informar se os testes foram realizados na rede pública ou privada de saúde.

Para entender o que motivou a criação dessa lei, a reportagem do jornal A Plateia entrou em contato com o vereador Aquiles. Segundo o edil, o objetivo é proporcionar uma total transparência para todos os santanenses. “Em função das informações advindas do Executivo serem incompletas. […] A ideia dela, o espírito da lei, é que as pessoas tenham conhecimento de todos os casos, até para poder ter uma divulgação melhor e uma preparação das pessoas para inibir a propagação do vírus”, explica.

Sobre a importância da lei, Pires garantiu que a informação é um dos únicos meios disponíveis para o combate ao COVID-19. “Essas informações, elas têm que ser diárias. […] As pessoas têm que se apoderar dessas informações. O Executivo não pode omitir, não pode esconder, nem pode disfarçar. Nós queremos é clareza e a informação correta para as pessoas. A lei vai ajudar os meios de comunicação a propagar essa informação que é o que nós temos para combater o vírus no momento”, pontua.

Murilo Alves
[email protected]

La Policía Comunitaria fortalece el vínculo con la comunidad en Rivera

La sub-comisario Laura Olivera, referente de la Policía Comunitaria Orientada a Problemas (PCOP) de Rivera, destacó la importancia de la creación de esta unidad que trabaja con el apoyo del comando de Jefatura de Policía de Rivera Olivera explicó que entre las principales funciones de la PCOP se encuentra la de trabajar como articuladora, generando un puente entre la comunidad