sex, 2 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Câmara vota impeachment de Ico na próxima semana

Votação será nominal e transmitida ao vivo pela RCC FM e TV A Plateia

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento vota o pedido de cassação do mandato do prefeito afastado Ico Charopen (PDT) na próxima semana. O dia da votação ainda não está definido, mas a expectativa é que aconteça na quarta-feira (13), data limite para que ela aconteça, antes da comissão processante ser extinta.
Os parlamentares estão há quase 90 dias apurando se houve crime de responsabilidade do prefeito em situação que levou à condenação da Administração Municipal ao pagamento de R$ 4 milhões em multas por omissão em processos judiciais. A denúncia foi feita por um grupo de cidadãos que se autodenomina bolsonarianos.
Nessa semana, Ico prestou depoimento e disse ter conhecimento do processo desde dezembro de 2019, quando foi notificado pessoalmente pelo Oficial de Justiça, mas que não abriu sindicância para apurar as irregularidades que geraram o processo judicial porque foi afastado do seu mandato no mesmo mês. Ico sofreu o afastamento pelo Ministério Público Estadual, em uma operação que investiga um suposto esquema de desvio milionário dos cofres da Prefeitura.
Sobre o processo que tramita na Câmara de Vereadores o prefeito afastado destacou as oitivas. Disse que tinha interesse em participar, mas que não recebeu nenhuma notificação pessoalmente sobre quando elas aconteceriam.
As oitivas já foram realizadas e as notificações a Ico foram feitas por edital no Diário Oficial, pois o prefeito não era encontrado pelo legislativo. “Tem uma pandemia, qual é a orientação das autoridades de saúde? Isolamento. Não estar em aglomeração. Estou cuidando da minha família”, disse Ico explicando os motivos pelos quais não fica em casa.
Apesar ser o denunciado no processo de cassação, em mais de uma oportunidade Ico disse não saber em que condição estava depondo na Câmara. Além disso, o pedetista destacou que “não abre mão” dos depoimentos do ex-prefeito Glauber Lima (PT) e do ex-procurador, também afastado, Ramzi Zeidan no Processo. Ambos não foram ouvidos pois, segundo a comissão, houve dificuldade na notificação de ambos. Quando notificados, por edital, não compareceram ao plenário João Goulart.
No fim da oitiva, o presidente da Comissão, vereador Danúbio Barcellos (Republicanos), disse que eles tiveram mais de uma oportunidade para serem ouvidos, mas que não compareceram às oitivas e, por isso, o trabalho continua normalmente. “Segunda–feira, às 13h30min, termina o prazo para que o prefeito entregue as razões. Depois disso a Comissão se reunirá para definir quando acontecerá o julgamento”, disse Danúbio.
Em entrevista, nessa sexta-feira (08), Ico afirmou estar tranquilo com o julgamento. O Jornal A Plateia deve fazer a cobertura da votação, ao vivo, no plenário da Câmara na semana que vem. A votação nominal também será transmitida, em tempo real, pela rádio RCC FM (95,3).

Jogo amistoso entre as atléticas da URCAMP e UNIPAMPA

Sábado dia 03/05 as 14hs no campo da URCAMP anexo a universidade. Um jogo amistoso entre as atléticas da URCAMP e UNIPAMPA, Vademaski e Ovelhas Negras, dividirão o campo em uma partida de interação e diversão entre as universidades. Venha participar, traga seu mate e família para assistir e incentivar o esporte entre estudantes. Organização : Diretório Acadêmico do Curso

Resumo de sexta-feira – 02/05/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Presidente do INSS vai responder diretamente a Lula e AGU   O ESTADO DE S. PAULO – Tarifaço afasta investidores dos EUA; Europa é o primeiro destino   FOLHA DE S. PAULO – Sobe para 9% parcela que nega risco de mudanças climática, diz Datafolha   O GLOBO