qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Relator do processo de cassação de Ico emitirá parecer na próxima segunda-feira

Documento vai à apreciação da comissão ainda nesta semana

Termina na próxima segunda-feira (16) o prazo para o relator do processo de cassação do prefeito afastado Ico Charopen (PDT) entregar o parecer que vai à votação na comissão processante. Nessa semana, Ico apresentou a sua defesa, onde pediu a rejeição da denúncia embasada, entre outras coisas, na decisão tomada pelo Poder Judiciário de redução da multa contra o Município para R$ 100 mil, após recurso da prefeita em exercício Mari Machado (PSB).
O prefeito argumentou, ainda, que no pedido de cassação, os denunciantes não teriam especificado, com clareza, o motivo da denúncia e apresentado as provas. “Por qualquer ângulo que se examine a questão, verifica-se que gestão do Prefeito foi pautada na observância da estrita legalidade, de forma que em momento algum infringiu o dever de agir e de observância dos princípios administrativos”, afirmou no documento.
A defesa de Ico está nas mãos do relator, o vereador Ulberto Navarro – Garrão (PDT), que deve avaliar e emitir um documento dando o seu parecer para ser apreciado pelo plenário da Câmara. O documento deve ser lido pelo secretário da comissão na terça-feira (17), quando abrirá um novo prazo para a notificação do prefeito sobre o parecer e para que os outros membros da comissão emitam o seu voto para concordar ou discordar do parecer. Já está pré-agendado, também, a apreciação dos votos dos demais membros no plenário, deve acontecer na quarta-feira (25).
Mesmo sabendo da possibilidade da não rejeição do processo de cassação, Ico nomeou sete testemunhas para prestarem depoimentos na Câmara, caso o processo não seja arquivado. Entre os nomes estão os procuradores do quadro efetivo da Prefeitura, o ex-procurador-geral do município, Ramzi Zeidan, que – assim como Ico – também foi afastado pelo Ministério Público, e o ex-prefeito Glauber Lima (PT).

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo