qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Governo Municipal retira da pauta projetos de renegociação de dívidas da Santa Casa com a RGE

Carlos Nilo

O Governo Municipal retirou da pauta de votação da Câmara de Vereadores três projetos de renegociação da dívida de mais de R$ 3 milhões da Santa Casa com a RGE Sul referente ao atraso no pagamento das contas de abastecimento de energia elétrica.
A solicitação para a retirada foi feita pelo líder do Governo no Legislativo, vereador Carlos Nilo (Progressistas). Segundo ele, existia um parecer falando da impossibilidade de acontecer a renegociação porque, apesar de o Hospital estar sob intervenção municipal, ainda trata-se de uma instituição privada. “O procurador da Câmara disse que, apesar de ser um projeto pioneiro, poderia dar problemas junto ao Tribunal de Contas. Para analisar o projeto e ver a melhor maneira de fazer o convênio com a RGE Sul, o governo decidiu retirar”, destacou Nilo.
Nas primeiras rodadas de negociações, a prefeita Mari Machado explicou que havia conquistado um decréscimo de mais de R$ 1,3 milhão nas dívidas com a empresa, mas que o parcelamento ainda tinha que passar pela Câmara. A empresa havia garantido uma série de contrapartidas, entre elas a eficientização energética da iluminação pública, da Prefeitura, da Câmara e da Santa Casa com a instalação de lâmpadas de LED.
Na semana passada, inclusive, o Jornal A Plateia noticiou que, com a retirada de quórum da Câmara, não houve a discussão da urgência dos projetos e o presidente da Câmara, Romário Paz (MDB), recebeu uma ligação de um dos coordenadores da empresa RGE Sul, destacando que, se não fosse aprovado, o Município corria o risco de perder a renegociação.
Com a retirada dos projetos, o governo deve avaliar a melhor forma de fazer essa negociação acontecer. O prazo inicial já foi perdido.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e