sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Polícia Federal desarticula quadrilha que utilizava Livramento como rota de Tráfico

Criminosos usavam estudantes como “mulas” oferecendo dinheiro para formatura

A Polícia Federal desarticulou organização criminosa que atuava no tráfico internacional utilizando estudantes universitárias para o transporte de drogas. Na quarta-feira (11), dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos em Curitiba (PR), onde os chefes da quadrilha se encontravam.
O inquérito policial, instaurado em fevereiro, apurou que o grupo criminoso adquiria maconha no Paraguai para ser distribuída no Uruguai, tendo a Fronteira da Paz como rota de transporte. Há indícios de que a organização tenha transportado mais de duas toneladas da droga entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020.

A operação teve como resultado a prisão de cinco pessoas em flagrante no Rio Grande do Sul e no Paraná. Duas apreensões de drogas da organização criminosa foram realizadas pela PRF em Livramento, no dia 22 de setembro de 2019, onde foi realizada uma das maiores apreensões de drogas do ano passado. Foram apreendidos 233,8 kg de maconha que estavam escondidos em fundos falsos de uma caminhonete Amarok com placas da Argentina que chegava à fronteira pela BR 158.O veículo chamou a atenção dos policiais porque estava sendo transportado em cima de um caminhão guincho. Quando os agentes realizaram a abordagem constataram um certo nervosismo da mulher de 45 anos que era condutora do veículo, foi quando por meio de uma revista mais detalhada acabaram encontrando o entorpecente escondido em compartimentos na lataria do veículo, inclusive em baixo da placa de identificação e no painel.

Já no dia 12 de fevereiro foiapreendido cerca de 173 kg de maconha em um veículo na BR-158 em Sant’Ana do Livramento. Durante atividades de fiscalização da operação Rodovida, policiais rodoviários federais abordaram um Volkswagen Gol, alugado com placas de Belo Horizonte que chegava à cidade. Ao vistoriar o interior e o bagageiro do automóvel, encontraram aproximadamente de 173 quilos de maconha, que estavam dentro do veículo, somente coberto por sacolas e roupas.

A condutora do veículo, uma mulher de 24 anos, disse aos policiais que pegou o veículo na cidade de Frederico Westphalen, localizada próximo à divisa do Rio Grande do Sul com o estado de Santa Catarina, mas não soube explicar onde entregaria o entorpecente. Ela foi presa e, assim como a droga e o veículo apreendidos, encaminhada à Polícia Federal onde foi dada a voz de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, pela semelhança dos casos e as duas mulheres serem de Frederico Westphalen, foi dado início a investigação pela Polícia Federal.
A operação foi denominada Degree em razão de informações que indicam que uma das estudantes universitárias presa utilizaria o dinheiro recebido com o transporte da droga para o pagamento da formatura.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos