qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

EMATER e SMAPA realizam manhã de campo sobre o Cultivo da Melancia

O evento aconteceu na localidade do Cerro do Raio. Participaram produtores de melancia de várias localidades do município e de Rivera/Uruguai

O escritório local da EMATER, com apoio da SMAPA-Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento, promoveu uma manhã de campo sobre o Cultivo da Melancia, com enfoque no manejo conservacionista do solo e do uso de insumos alternativos para nutrição das plantas e controle de pragas e doenças. Os responsáveis pela atividade foram os Engenheiros Agrônomos Luís Fernando Fabrício, da EMATER, e Roberto Machado Braz, pela Secretaria de Agricultura.
A atividade foi realizada na lavoura do produtor Solis Mendilarzu, localizada na região do Cerro do Raio. Participaram produtores de melancia de várias localidades do município e de Rivera/Uruguai, o que viabilizou a troca de experiência sobre os diferentes sistemas de cultivo utilizados em ambos os países. Além dos produtores, também participaram da atividade o Secretário de Agricultura Milton Villagran, a Engenheira Agrônoma e Professora Biane Castro e a acadêmica do curso de Agronomia Bruna, ambas representando a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS e o Eng. Agrônomo Leonardo Alonso, também da EMATER.

O objetivo principal do evento foi a transferência de informações diretamente aos produtores, sobre o uso de tecnologias para o manejo do solo e da cultura em si. Entre os temas abordados destacou-se a importância da aplicação de práticas conservacionistas do solo quando do seu preparo para a implantação do cultivo da melancia, além da necessidade de um aporte maior no uso de adubação orgânica com resíduos de origem animal (estercos), insumo que ainda é usado em pequenos volumes pela maioria dos produtores.
Para formação da lavoura foram utilizadas duas variedades de melancia, e durante a reunião foi possível observar o comportamento do desenvolvimento de cada uma, bem como os aspectos positivos e negativos. Após o término da atividade de campo, os presentes reuniram-se em uma sombra e degustaram algumas melancias oferecidas pelo Sr. Solis. Com o uso de um aparelho denominado refratômetro (mede o teor de açúcares) foi possível determinar o teor presente na polpa das frutas disponibilizadas para degustação, os resultados demonstrando que as mesmas possuíam valores elevados indicando a presença de frutas prontas para a colheita.

A melancia é uma fruta muito cultivada no município de Sant’Ana do Livramento, presente na maioria das pequenas propriedades, mas, também com registro de cultivos em áreas maiores, acimas de 10 hectares. A qualidade da fruta é garantida graças aos potenciais de clima e solo ocorrentes na região.

Matias Moura | [email protected]

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo