sex, 4 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Operação Avante Rural é lançada em Livramento

Brigada Militar espande trabalho para todos os municípios da região da Fronteira e Campanha com aumento de efetivo e atividades diárias para o combate aos mais variados crimes

A Brigada Militar lançou nesta semana a operação Avante Rural 2019, no Centro de Eventos da Rural. O operação irá abranger ações em toda a Fronteira Oeste e Campanha, também contou com a presença da Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Defesa Agropecuária, Secretaria da Agricultura, Exército e da Polícia Uruguaia.
Segundo o Tenente-Coronel Pedro Ricardo Burgel, nossa região ocupa 23% do Estado contra 6% de população, o que a caracteriza como uma região rural. Ao mesmo tempo, temos 20% dos registros de abigeato do Estado. Por isso, segundo ele, esta operação vem para somar às ações que já são realizadas normalmente, atuando com barreiras, fiscalizações e visitas às propriedades.
“Segundo o mapa de calor que nós temos, por meio da ferramenta Avante, a região que compreende os municípios do 2º RPmon, incluindo Livramento, Alegrete, Manoel Viana, Rosário do Sul, São Gabriel, Santa Margarida e Caçapava do Sul, nós vemos que os seis pontos críticos do abigeato no Estado estão dentro dessa área. E este é um esforço não somente da Brigada Militar, mas de todas as forças policiais contando com o apoio da Polícia Civil, Policia de Rivera, Exército, PF, PRF para a diminuição desses índices em nossa região. Até pela questão da fronteira seca onde ora estamos no Brasil, ora no Uruguai. E nós temos vilas que fazem parte dos dois países. Então, essa cooperação é muito importante. Outra questão é que nós temos os dois maiores município em extensão do estado, Livramento e Alegrete, e também temos a maior área de pecuária do Rio Grande do Sul. Então, nós temos uma área potencializada para este tipo de prática. E, se nós formos olhar na área do 2º Regimento, no primeiro semestre, nós temos cerca de 300 registros de ocorrência, não levando em conta a cifra do não registro, que é bastante expressiva também”, disse.
O comandante destaca que dentro das ações programadas no período da operação Avante estão o reforço no patrulhamento de estradas, abordagens, barreiras e operações pontuais conforme a demanda for surgindo.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e