qua, 1 de outubro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

Serasa disponibiliza mais de 27 milhões de ofertas PJ para negociação; especialista explica como evitar dívidas MEI

 

• Atualmente, 8 milhões de CNPJs estão inadimplentes;
• Nos primeiros 8 meses do ano, foram realizados mais de 904 mil acordos com MEIs para negociarem suas dívidas;
• No Rio Grande do Sul foram mais de 38 mil acordos fechados. E existem mais de
• 1,2 milhão de ofertas disponíveis;
• Guia MEI da Serasa traz dicas de como não se endividar e como negociar pendências no CNPJ.

Outubro de 2025 – Considerada a categoria mais popular de formalização dos pequenos empresários brasileiros, a modalidade MEI (Microempreendedor Individual) garante uma série de benefícios a quem deseja abrir seu próprio negócio. Entretanto, vincular o CPF a um CNPJ reforça a importância de um planejamento financeiro, para fugir do endividamento. Para auxiliar nesse processo, a Serasa lança um manual digital gratuito com dicas sobre como consultar, negociar e evitar as dívidas MEI.

Atualmente, de acordo com o Indicador de Inadimplência das Empresas, mais recente da Serasa Experian, o país reúne mais de 8 milhões de CNPJs em situação de inadimplência – aumento de mais de 200 mil negócios desde junho e de 1,1 milhão na comparação com julho de 2024.

Apesar da crescente, os empreendedores individuais se preocupam com a saúde financeira do negócio. Nos primeiros oito meses do ano de 2025, o Serasa Limpa Nome, principal plataforma de renegociação de dívidas do país, registrou mais de 904 mil acordos PJ fechados – 27,86% a mais do número de negociações contabilizadas no mesmo período do ano anterior.

Confira completro no link abaixo:

CLIQUE AQUI PARA LER O DOCUMENTO

General Mourão cobra apoio ao agro gaúcho e anuncia luta por R$ 12 bilhões em crédito no Senado

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) utilizou suas redes sociais, nesta semana, para destacar a situação delicada vivida pelo agronegócio gaúcho. Em publicação, o parlamentar afirmou que o setor “pede socorro” diante das dificuldades econômicas e da falta de políticas efetivas de apoio do governo federal.   Segundo Mourão, ele teria atuado no Senado Federal para assegurar R$ 12 bilhões em