A paternidade transformou completamente a vida de Denis Suarez, atleta e professor de muay thai. Desde o nascimento do filho Guilherme, ele descobriu um novo significado para a palavra “vida”.
“Ser pai foi uma experiência totalmente diferente de tudo. Acho que só quem é pai entende isso. Parece que a gente nasce de novo. Com certeza, eu sou outra pessoa depois que meu filho nasceu “, conta.
Guilherme acompanha a rotina do pai desde antes mesmo de nascer. Ainda na barriga da mãe, já estava presente nos treinos e nas competições. “Minha namorada me acompanhava em tudo, e todas essas emoções foram passadas para ele”, relembra Denis.
Com poucos meses de vida, o pequeno já frequentava o tatame. Engatinhava entre os treinos e observava atentamente as aulas do pai. Agora, prestes a completar 3 anos, impressiona pela coordenação e entusiasmo com os movimentos. “Ele sabe dar socos, chutes, cotoveladas e joelhadas… Me impressiona muito a facilidade com que ele faz tudo.”
Denis treina há 14 anos e se dedica profissionalmente à modalidade, dividindo o tempo entre os treinos, as aulas e a vida pessoal. “A rotina é corrida. Vida de atleta é regrada, exige muitos sacrifícios, mas minha família é a base que me sustenta em meio a tudo isso”, afirma.
Mais do que técnicas, ele destaca os valores que aprendeu com a arte marcial e que quer transmitir ao filho.
A luta forma o caráter do homem. Quero passar todos esses princípios para o meu filho, para que ele seja um homem de valores e saiba usar isso na vida dele.
No último fim de semana, Denis voltou a competir na cidade, após anos lutando fora, três vezes no Brasil e uma na Argentina. E, como sempre, Guilherme estava lá, vibrando ao lado do pai.
Ele ama esse ambiente! O mais surpreendente é que tudo vem dele. Não fazemos nenhum esforço para que ele se interesse. Pra ser sincero, no início eu até tinha medo, porque sei o quanto pago caro pra viver isso. Mas, se for a vontade dele seguir esse caminho, vai ter todo o meu apoio. Conclui, Denis.
Para Denis, a paternidade é um presente.
— Ser pai é uma bênção. Ver que existe um ser humano que se espelha em ti é muito gratificante.