qua, 10 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Vereadores do PT afirmam que não derrubaram quórum por má-fé

Justificativas foram apresentadas no Jornal da Manhã desta quinta-feira
Vereadores Leandro Ferreira e Aquiles Pires

Após a divulgação feita pelo Jornal A Plateia sobre a falta de quórum na sessão dessa quarta-feira (06), os vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Aquiles Pires e Leandro Ferreira, vieram a público se manifestar sobre o assunto, justificando que não saíram do Plenário por má-fé. Ambos os parlamentares foram entrevistados no Jornal da Manhã, da Rádio RCC FM, na manhã da quinta-feira (07).

De acordo com o vereador Leandro, o quórum “estava um pouco limitado, por conta de agendas de outros colegas vereadores”. O vereador explicou que estava participando de um evento na Urcamp sobre o Plano Estadual da Primeira Infância. Após voltar para a Câmara para ter quórum, que é no mínimo nove, Leandro constatou que, com ele, havia dez parlamentares no Plenário e por isso comunicou ao presidente em exercício, Romário Paz (MDB), que se retiraria para voltar às atividades na Urcamp. “Como já tinha quórum com 10 vereadores, com a abertura da sessão, eu comuniquei o presidente Romário que o evento estava acontecendo e eu teria que estar presente, pois cobrava a presença do Legislativo. Ao me retirar, o meu colega vereador [Aquiles] acabou saindo após e infelizmente esse processo acabou derrubando o quórum. Então, eu lamento muito e peço desculpas para comunidade se transpareceu que nós, irresponsavelmente, saímos para derrubar o quórum […] não houve má-fé da minha parte e estávamos tentando nos desdobrar para estar presente no outro evento”, contou Leandro.

Já o vereador Aquiles enfatizou que a Câmara conta com 17 vereadores e que o quórum mínimo é nove. “Existe esse mínimo para quando os vereadores precisarem sair, como é meu caso, que estou em Brasília para pautas importantes para Livramento”.

“Ocorreu que eu fui ao gabinete assinar uns documentos e pegar uns ofícios para trazer [para Brasília] porque eu não iria participar da sessão, pois eu já estava com o pedido de viagem. O diretor da Câmara pediu pra que eu subisse para dar quórum e aí eu fui para sessão e deixei de assinar e pegar os ofícios. Naquele momento estava sendo feita a leitura do vereador Xepa, eu saí e o vereador Leandro saiu e ficou na sala do diretor da Casa, tinha nove, aí eu desci para assinar e subi de volta para avisar que iria me ausentar, me faltou observar que faltava um vereador ali”, disse.

Por fim, Aquiles fez uma crítica à condução do presidente dos trabalhos, Romário Paz. “Os vereadores fazem isso: vão até a sala do diretor e voltam para o Plenário e não encerram a sessão por falta de quórum, porque têm pautas importantes. Tem que ter uma flexibilidade, quando eu voltei, vi que estava encerrada a votação”.

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação