qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Trabalhador Rural assalariado terá direito ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”

Anúncio foi feito pelo presidente da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (COOHAF)
Programa prevê a construção de novas residências (Foto: Marcelo Pinto/AP)

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sant’Ana do Livramento informa que o governo federal deverá retomar o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) “Minha Casa, Minha Vida”. A notícia foi dada em primeira mão pelo presidente da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (COOHAF), Juarez da Rosa Cândido, durante evento na FETAR-RS, recentemente, em Porto Alegre.

A presidente do STR, Maria Felícia da Luz Castro, não quer perder tempo e avisa aos associados (assalariados, agricultores e pecuaristas familiares) que tiverem interesse, informem
nome e telefone. “Inicialmente apenas isso. A partir de janeiro, estamos pedindo a documentação do associado, que precisa estar em dia com a entidade. O valor da unidade habitacional deve ficar em R$ 65 mil. A contrapartida é de 10%, que pode ser paga em oito anos, a partir da data de liberação do contrato. No caso do agricultor familiar, a comprovação se dá pela Declaração de Aptidão (DAP), cujo valor anual fica na faixa dos R$ 30 mil.

Cursos Profissionalizantes Gratuitos estão com inscrições abertas 

Estão abertas, de 16 a 19 de setembro, as inscrições para os cursos profissionalizantes presenciais, voltados para jovens a partir dos 16 anos e adultos. São oferecidas 25 vagas por curso, com carga horária de 50 horas, em áreas bastante procuradas pelo mercado de trabalho: maquiagem, manicure, costureira(o), padeiro básico, libras básico, informática básica, eletricista básico e pintor. As inscrições