ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Acil, CDL e Sindicato Rural lançam carta aberta sobre as eleições

Entidades reafirmaram seus valores e recomendaram o voto consciente
Presidente da Acil, Roberto Fervenza

A Associação Comercial e Industrial de Sant’ Ana do Livramento (ACIL), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação e Sindicato Rural de Sant’ Ana do Livramento (RURAL), entidades consideradas legítimas representantes do meio empresarial urbano e rural de Livramento, vieram a público essa semana para, “de forma conjunta, respeitosa, democrática e imparcial”, manifestar posição, a seus associados, empresários, produtores, empreendedores e comunidade santanense, sobre o momento que o Brasil vive em virtude do segundo turno das eleições.
A nota reitera que são crenças e valores das entidades: “o Estado Democrático de Direito; A diminuição da carga de impostos pagos pelo cidadão; A atividade econômica sem intervenção do Estado; O Estado tem que ser eficiente e eficaz; Fomento ao Empreendedorismo e à inovação; Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município, estado e federação”. Além disso, entre seus valores também estão: a geração de emprego e renda trazendo qualidade de vida e dignidade ao trabalhador, a garantia das liberdades individuais e coletivas e a liberdade de expressão e comunicação com todos, respeitando as leis e aos seus iguais.
Com base nisso, segundo a nota, ACIL, CDL e RURAL, por suas Diretorias e Associados, compreendem que o rumo e o modelo de nossa sociedade e das gerações vindouras estão em debate. “A definição será no domingo, 30 de Outubro”.
“Com as três entidades reiterando suas histórias de contribuições setoriais e comunitárias, em defesa da democracia, fomentando a paz como atitude central de partidos e eleitores, pedem que cada cidadão, no exercício pleno dos deveres e direitos que a Constituição e todas as demais leis asseguram, tome sua decisão de voto ciente de que: com o poder de escolha por um caminho vem, em proporções dobradas, a responsabilidade por essa escolha. E cujo peso dos resultados recairá sobre as gerações herdeiras, ora em formação ou em início de atividade”, defende a nota das entidades empresariais.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.