O santanense Luan Barcelos da Silva, condenado pelo assassinato de seis taxistas, está entre os 13 detentos em posição de liderança nas principais organizações criminosas que atuam no Rio Grande do Sul, que foram transferidos para estabelecimentos prisionais federais, nessa semana, durante a operação Império da Lei IV, deflagrada pelas Secretarias de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Segurança Pública (SSP). A ação ocorreu em uma ação integrada entre as forças de segurança e poderes das esferas federal e estadual.
Os crimes cometidos por Luan aconteceram em março de 2013 e ganharam repercussão nacional após Luan confessar os homicídios. Desde a decretação de sua prisão, Luan cumpria pena no Complexo Penitenciário de Charqueadas e é apontado como o líder de uma das facções criminosas com atuação no Estado, sendo o mentor de diversos crimes cometidos na fronteira.
Agora, Luan cumprirá pena na Penitenciária Federal de Campo Grande (PFCG), no Mato Grosso do Sul, outros 12 criminosos pertencentes a organizações criminosas atuantes no Estado foram transferidos para penitenciárias federais. Além da SJSPS e da SSP, atuaram na operação Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Instituto-Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Ministério Público e Poder Judiciário.
Foram mobilizados cerca de 300 agentes, 30 viaturas e uma aeronave. A ação dá continuidade às três etapas anteriores da Operação Império da Lei, que, entre março de 2020 e julho de 2021, enviaram 34 líderes de grupos criminosos para estabelecimentos do Sistema Penitenciário Federal (SPF). Somadas as quatro etapas da Operação, já são 47 presos transferidos para unidades prisionais federais.


Bebê é levado sem vida para a Santa Casa pela Brigada Militar
Uma triste e chocante ocorrência marcou a manhã desta quinta-feira (3 de julho de 2025) na Bairro Tabatinga, em Sant’Ana do Livramento. A Brigada Militar foi acionada para atender a um chamado no bairro após uma mãe encontrar seu bebê, de poucos meses de vida, com a pele arroxeada na casa do pai. De acordo com as informações preliminares, a