qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Estância Niederauer recebe alunos do Projeto Raízes e Tradições Gaúchas

A iniciativa oportuniza os alunos a terem contato com uma propriedade rural

Gerar conhecimento e formar cidadãos que façam a diferença na sociedade é a missão de toda a escola e de todo o professor nas mais variadas áreas de ensino. Imagine uma iniciativa que vai muito além do conteúdo da sala de aula e vise resgatar a cultura local e as tradições de um povo e ainda aproximar dois universos tão distintos que é o ambiente urbano e o rural.
Pois são justamente essas bases que estão bem definidas no Projeto Raízes e Tradições Gaúchas, idealizado pelas professoras Cibele Shervensquy e Gabriela Pinto, da Escola Estadual Dr. Silvio Ribeiro, que tem como uma de suas atividades a visita dos estudantes do Ensino Médio à zona rural do município. O projeto, que já passou pelas Estância São Miguel do Sarandy, na região do Sarandi pertencente à família Brochado e Estância São Diogo, de propriedade de Rodolfo Cunha, chegou na última segunda-feira, dia 12, na Estância Niederauer localizada na região da Mangueira Colorada cerca de 12 km da sede do município.
O grupo de alunos que foi recepcionado pelos proprietários da estância, Adriano e Dandara, teve a oportunidade de conhecer a propriedade rural, assistir ao serviço de aramado de uma cerca, visitar o pomar e as pastagens da estância. Ao meio dia foi servido um almoço com assado de carne de ovelha, arroz, feijão e saladas. Já na parte da tarde, os alunos assistiram à apresentação das organizadoras da Cavalgada das Mulheres da Mangueira Colorada sobre o tema Cultura Gaúcha e o passo a passo de como encilhar um cavalo. Além disso, os alunos acompanharam parte do manejo com os ovinos e bovinos da propriedade.
A professora Cibele Shervensquy destaca que “os estudantes retornaram para a sala de aula com um conhecimento prático que só quem vive na zona rural tem como compartilhar e por isso a escola vai em busca dessas parcerias. A Estância Niederauer foi a terceira estância a abrir as porteiras para o nosso projeto. Além disso, os alunos que se sentirem motivados terão acesso a cursos profissionalizantes para o trabalho do campo, de forma gratuita, pelo SENAR/RS, via Sindicato Rural.”
Para a professora Gabriela Pinto, “o mais gratificante é ver os jovens conhecendo novas
realidades, e em contato com outras vivências, enriquecendo sua base cultural através de
experiências únicas para sua vida.”
O projeto é mais amplo, desenvolve-se entre os meses de maio a setembro, envolvendo todos os estudantes dos três turnos da escola, contando com deveres de outras atividades como oficinas de arte, canto, música, literatura e culinária regionais.

Bebê é levado sem vida para a Santa Casa pela Brigada Militar

Uma triste e chocante ocorrência marcou a manhã desta quinta-feira (3 de julho de 2025) na Bairro Tabatinga, em Sant’Ana do Livramento. A Brigada Militar foi acionada para atender a um chamado no bairro após uma mãe encontrar seu bebê, de poucos meses de vida, com a pele arroxeada na casa do pai. De acordo com as informações preliminares, a

Resumo de quinta-feira – 03/07/2025

  Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Acordo sobre IOF esbarra em divergência entre Lula e Motta   O ESTADO DE S. PAULO – Impopular no Congresso e na rua, Lula elege ‘ricos’ como alvo e antecipa campanha   O GLOBO – Esquerda acirra ataques a Motta nas redes, e governo abre espaço a

Frio segue intenso e Sant’Ana do Livramento registra -3.1 na madrugada desta quinta-feira

O Rio Grande do Sul registrou, na manhã desta quinta-feira (3 de julho de 2025), mais uma madrugada de temperaturas negativas, com o frio mais intenso concentrado nas regiões Oeste e Sul do estado. Embora o número de cidades com termômetros abaixo de zero tenha sido menor que nos dias anteriores, os dados levantados pela MetSul Meteorologia e o monitoramento