A trajetória de Milena Soares no tradicionalismo gaúcho começou cedo, aos três anos, no CTG Ponteiros do Rio Grande, onde iniciou sua caminhada declamando e dançando. “Ainda não sabia o quanto seria importante pertencer a essa cultura, mas desde sempre percebi o impacto que ela tem na vida das pessoas”, conta Milena.
Aos 14 anos, começou a ensinar danças tradicionais em entidades tradicionalistas, e aos 19, tornou-se instrutora pelo MTG. “O MTG foi um grande passo, me permitindo expandir meus conhecimentos e vivências”, afirma. Com seu companheiro Rodrigo Ceballos, ela construiu projetos marcantes no CTG Estância Velha da Tradição, onde há cinco anos mantém um grupo de jovens e adultos que se destacam em competições.
Para Milena, ser instrutora de danças tradicionais envolve desafios como a distância dos eventos, a falta de recursos e o cuidado com o emocional dos dançarinos. “Cada um traz suas angústias e histórias, e isso também faz parte do processo artístico”, explica.
O ENART 2022 foi um marco em sua carreira, com a primeira apresentação da invernada adulta do CTG Estância Velha da Tradição, um trabalho totalmente sob sua responsabilidade e a de Rodrigo. “Foi uma grande realização, pois conseguimos mostrar o que vínhamos criando ao longo dos anos”, lembra.
Em 2024, ela e Rodrigo expandiram seu trabalho para cidades vizinhas, como São Gabriel e Dom Pedrito. “Ver as tradições se transformando de acordo com cada cidade é muito gratificante”, diz Milena.
Apesar dos desafios modernos, ela acredita que as novas gerações seguem firmes nas tradições. “A cultura gaúcha é forte e seguirá viva, pois está no coração de todos que a vivenciam”, afirma com convicção.
Milena segue ampliando seus conhecimentos e compartilhando sua arte. “A cultura é minha fonte de vida e é com ela que continuo a minha jornada no meio artístico”, também destaca a importância das mulheres no tradicionalismo. “Muitas vezes, estamos escondidas atrás de nomes masculinos, mas é essencial que as mulheres ocupem espaços, mostrem seu valor e rompam barreiras”, finaliza.