dom, 23 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Quatro dicas de planejamento financeiro familiar

Confira as dicas do Sicredi para você

Você pode economizar, fazer planos para o futuro e, com o seguro de vida, ainda pode cuidar da sua família

Quando pensamos no futuro, cuidar de quem amamos é uma das maiores prioridades.  Por isso, o planejamento financeiro familiar é importante, indo além de organizar contas e incluindo decisões como educação, seguro de vida, reserva financeira e mais.

Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos para que você tenha tranquilidade e consiga se organizar melhor financeiramente, garantindo um futuro sustentável para você e sua família.

O que é planejamento financeiro?

Planejar faz parte de quase tudo na vida, desde organizar a rotina até traçar metas para o futuro. E, com a vida financeira, não seria diferente.

Um planejamento financeiro familiar eficiente ajuda a evitar surpresas, organizar as finanças, definir metas e traçar um caminho para alcançá-las, garantindo que as escolhas de hoje estejam alinhadas com o que você e seus entes queridos desejam conquistar no futuro.

Por onde começar?

Agora que você já sabe o que é planejamento financeiro, que tal conferir algumas dicas práticas que podem ajudar você a organizar suas finanças e garantir mais segurança para sua família?

Essas orientações são um ótimo ponto de partida para construir um futuro melhor para vocês.

Dica 1: crie um orçamento mensal

Começar a organizar suas finanças pode parecer complicado, mas criar um orçamento mensal é um ótimo início.

Para fazer isso, comece anotando todas as receitas, como salários, trabalhos extras e outras fontes de renda. Depois, liste todas as despesas fixas, como aluguel, contas e alimentação.

Com tudo anotado, fica mais fácil analisar para onde o seu dinheiro está indo e identificar lugares em que é possível economizar.

Dica 2: estabeleça metas financeiras

Estabelecer metas financeiras é uma ótima maneira de envolver toda a família no planejamento.

Converse com todos sobre seus objetivos e desejos, como comprar uma casa, viajar ou garantir a educação dos filhos. Assim, cada um pode compartilhar suas próprias metas e vocês podem encontrar maneiras de se apoiarem.

Quando todos estão na mesma página, fica mais fácil traçar um caminho e entender a importância de economizar e se organizar financeiramente.

Além disso, é uma oportunidade de unir a família em torno dos objetivos, facilitando a realização dos sonhos de todos.

Dica 3: monte uma reserva financeira

Uma reserva financeira pode proteger você e sua família de imprevistos, como perda de emprego, reparos no carro ou na casa, custos de viagens inesperadas, e mudanças na situação familiar, como aumento nos custos de educação ou cuidados com filhos.

A nossa dica é que o valor ideal para essa reserva deve ser calculado com base nos seus gastos mensais, multiplicando-os por 6 — ou seja, o total que você gastaria durante seis meses.

Mas não se preocupe se não conseguir juntar esse valor todo de uma vez, pois a reserva financeira pode ser construída aos poucos. Comece com quantias menores e, com o tempo, vá aumentando.

Para potencializar o valor reservado, considere aplicar na poupança do Sicredi ou investir em nossa carteira de investimentos, que inclui opções como CDBs, Tesouro Direto ou Fundos de Investimento de Renda Fixa.

Dica 4: contrate um seguro de vida

Quando pensamos em planejamento financeiro familiar, é importante lembrar que não estamos pensando só no presente, mas também no futuro.

Uma das melhores formas de garantir segurança para você e para quem você ama é contratando um seguro de vida.

E se você acha que o seguro de vida só serve para situações extremas, como perder alguém querido, saiba que não é bem assim.

Com a gente, você pode contratar um seguro para uso em vida e ter assistências e proteções em diversas situações.

Texto escrito por: Sicredi


Endereço:  Rua Conde de Porto Alegre, nº 561

Telefone: (55) 3421-9108

I
nstagram:@sicrediessencia

Facebook: Sicredi

Com Gil do Vigor em Feirão, negociações de dívidas no país crescem 34% nos primeiros três meses do ano, segundo a Serasa

● Mutirão nacional bate recordes em fechamento de acordos, atendimentos e filas em São Paulo.
● 5,3 milhões de dívidas já foram negociadas somente no Feirão Limpa Nome. No Rio Grande do Sul já foram fechados mais de 232 mil acordos desde o início do Feirão.
● Atendimento especial 0800 para negociar dívidas bate recorde de procura.