O vereador Sargento Doze (Podemos) anunciou, em entrevista à Rádio RCC FM, que levará à Comissão de Ética da Câmara Municipal denúncias contra seus colegas Eva Coelho (PL), Thomaz Guilherme (PL), Lídio Mendes Melado (Republicanos) e o presidente da Casa, Felipe Torres (PL). Segundo Doze, os parlamentares teriam violado o decoro parlamentar em diferentes ocasiões.
A decisão do vereador ocorre no momento em que ele próprio será denunciado à Comissão de Ética na próxima semana, conforme informou o presidente da Câmara em entrevista à RCC FM. Além de Doze, também será alvo da denúncia o vereador Leandro Ferreira (PT), após os dois protagonizarem uma discussão acalorada na sessão da última segunda-feira (10). Na ocasião, ambos trocaram ofensas pessoais, utilizando termos como “corno”, “velhaco” e “bandido”.
Durante a entrevista, Doze justificou cada uma das denúncias que pretende formalizar:
Eva Coelho (PL) – Por declarações feitas tanto na Câmara quanto em transmissões ao vivo nas redes sociais, nas quais teria abordado temas sensíveis, incluindo supostas inscrições irregulares em programas habitacionais dentro de um gabinete parlamentar.
Lídio Mendes Melado (Republicanos) – Por ameaça. Segundo Doze, o vereador teria afirmado que “qualquer coisa resolveria no soco”.
Thomaz Guilherme (PL) – Por negligência e descumprimento do regimento interno na sessão do dia 14.
Felipe Torres (PL) – Por um possível descumprimento do regimento interno ao abrir a Tribuna Popular em um dia que, segundo Doze, não seria permitido, permitindo que ele fosse alvo de ataques.
O Jornal A Plateia procurou os vereadores citados para comentarem as acusações. Até o fechamento desta matéria, apenas Thomaz Guilherme respondeu:
“Bom dia, Yuri, tudo bem? Nem ideia de por que serei notificado, eu não pratiquei nenhuma violação parlamentar. Não recebi nada.”