qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Feriado em Sant’Ana do Livramento celebra o Dia de Iemanjá com evento comunitário

Homenagem à Iemanjá reforça a diversidade religiosa e a riqueza cultural da cidade
Pai Cristiano Baba Olotumi de Oxum e Paula Bougleux, Coordenadora Mulher, Juventude, Diversidade e Igualdade Racial

No dia 2 de fevereiro, feriado municipal em Sant’Ana do Livramento, celebra-se o Dia de Iemanjá, uma data de grande importância religiosa e cultural. Esse reconhecimento oficial reforça o respeito pela diversidade religiosa e valoriza o patrimônio imaterial representado pela Umbanda e o Candomblé, tanto para nossa cidade quanto para o Brasil.

 

A celebração contará com uma procissão que começará com a concentração às 15h30, saindo da Rua Ângelo Del Fabro, nº 80, no Bairro Prado, onde é o Centro de Umbanda Cabocla Jandiara e Ogum Malê. Às 16h, começará a procissão em direção ao Lago Batuva, com cânticos e orações, chegando ao Lago às 17h, onde o evento será realizado de forma aberta à comunidade.

 

O evento contará com falas dos representantes das religiões de matriz africana da cidade, contextualizando a importância da data. Haverá uma roda de oração e conexão espiritual, conduzida pelos líderes religiosos, com cânticos e reflexões curtas sobre a devoção a Iemanjá, além de apresentações musicais com Ogans e tamboreiros.

 

Durante o evento, os devotos poderão refletir sobre a importância cultural e espiritual do evento, com ênfase na devoção a Iemanjá, e haverá um espaço para discussão sobre a valorização das religiões de matriz africana. No final da celebração, será possível prestar homenagens individuais ou em grupo à Iemanjá, incluindo a entrega de oferendas, cânticos espontâneos e outras manifestações de fé.

 

Todos estão convidados a participar, independentemente de sua religião ou crença, para celebrar a fé, a devoção e o respeito às tradições. O evento simboliza a conexão com as raízes espirituais, históricas e culturais, e tem como propósito fortalecer o respeito pela diversidade religiosa e as tradições afro-brasileiras.

 

Chamada carinhosamente pelos fiéis de “Rainha do Mar”, Iemanjá é um dos Orixás mais venerados do Candomblé e da Umbanda. A história de Iemanjá, segundo Paula Blougleux (Coordenadora da Mulher, Diversidade, Igualdade Racial e Juventude) e o Pai Cristiano (Baba Olotumi de Oxum), remonta à vinda forçada de homens e mulheres negros ao Brasil durante o período da escravização, simbolizando a resistência e a força de todas as culturas que atravessaram oceanos e séculos para formar a sociedade brasileira.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con