ter, 14 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Zucco presta homenagem a voluntários que atuaram na catástrofe climática no RS

Sessão solene foi marcada por discursos emocionados e cobranças pela omissão dos governos federal e estadual no atendimento às vítimas e setores econômicos atingidos

A Câmara dos Deputados promoveu nesta quarta-feira (11), Sessão Solene para homenagear os voluntários que atuaram no resgate e apoio às vítimas da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio deste ano. As fortes chuvas que castigaram os gaúchos afetaram 2,4 milhões de pessoas, o equivalente a mais de um quinto da população, deixando milhares de desalojados e 183 mortos. Mais de meio ano após a tragédia, pelo menos duas dezenas de pessoas seguem desaparecidas.

O deputado federal Zucco (PL) foi um dos proponentes da homenagem, ao lado de outros colegas parlamentares, como a deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), com quem dividiu a condução da solenidade. Zucco ressaltou que o impacto das fortes chuvas poderia ter sido muito maior não fossem os milhares de voluntários que participaram da corrente humanitária. “Foi uma experiência equivalente a uma guerra. Vivemos os dias mais difíceis das nossas vidas. Entramos de um jeito e saímos totalmente transformados. Formou-se uma corrente de solidariedade e união sem precedentes em nossa história recente. Tivemos o apoio de todos os brasileiros e também muita ajuda vinda do exterior. Só nos resta agradecer a todos, anônimos ou famosos, indistintamente”, destacou.

Em seu discurso de homenagem, Zucco reforçou a mobilização do setor privado e o trabalho desenvolvido pelos institutos Floresta e Harpia na arrecadação e destinação de recursos para o enfrentamento da tragédia. O deputado citou ainda a união de atletas e ex-jogadores de futebol. “Craques dentro e fora dos campos deixaram a rivalidade Grenal de lado para vestir a mesma camiseta: SOS Rio Grande! Obrigado Dunga, Tinga, Rochet, Diego Costa, Valencia, Edenilson, Thiago Maia, D´allessandro, Marcelo Moreno, o craque Neymar Junior. Os artistas e personalidades que se envolveram pessoalmente, ajudando a dar visibilidade mundial para nossa dor e sofrimento”, agradeceu.

Zucco ressaltou ainda que as consequências da catástrofe climática serão sentidas por décadas, haja vista a magnitude da tragédia. “Tem muitas pessoas que seguem sem ter onde morar, outras tantas perderam o emprego. Imaginem que faz pouco tempo que tivemos o nosso aeroporto liberado. Agora, nossa infraestrutura foi duramente afetada. Temos muitas estradas que seguem interditadas e permanecemos sem acesso por trilhos com o restante do Brasil. Os rios precisam ser urgentemente desassoreados para o nível das águas não volte a subir. Enfim, há muito trabalho a ser feito. Mas se hoje temos força e determinação para reconstruir nosso Estado, devemos muito a todos os voluntários”, enfatizou o parlamentar.

Como as tragédias climáticas devem continuar acontecendo, Zucco defende o aperfeiçoamento das medidas de prevenção, como a estruturação das defesas civis, a definição de protocolos de resgate e a utilização da tecnologia para melhorar os sistemas de alerta.

Cobranças

A sessão também foi marcada por críticas à omissão dos governos federal e estadual no enfrentamento das demandas geradas pela catástrofe climática. As críticas de deputados e senadores que participaram da solenidade se concentraram na demora do poder público em fazer chegar o socorro para todos os segmentos atingidos e nas promessas de liberação de recursos que não se concretizaram. “Foi muito discurso e pouca entrega, infelizmente. A estratégia do governo Lula é que a tragédia caia no esquecimento. Mas nós estamos aqui para lembrar eles todos os dias”, finalizou Zucco.

Prejuízos

Segundo análise divulgada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o desastre climático que atingiu o Rio Grande do Sul provocou um prejuízo de R$ de 88,9 bilhões, incluindo perdas produtivas, sociais, ambientais e de infraestrutura.

Becas de alojamientos para estudiantes de Rivera

Las mismas están dirigidas a jóvenes familiares de socios del Círculo Policial de Rivera La Comisión Directiva del Círculo Policial de Rivera informa a todos los socios de la institución tanto en actividad, como en retiro y pensionistas, que para el presente año 2025, a consecuencia de los 2 cargos que se desempeñan en la Federación de Círculos Policiales del

Colapsó el depósito de vehículos municipal en Rivera

Tras diversas infracciones registradas éste pasado fin de semana En las últimas horas según lo informó el Inspector General Carlos Migorena de la Intendencia Departamental de Rivera a A Plateia en español, éste pasado fin de semana se registraron diversos operativos de control en diferentes puntos de la ciudad de Rivera por parte de funcionarios de la Inspección General con