qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Cabanha Multicampeã na Expointer coloca em pista o melhor da raça Hampshire Down

O Leilão Cabanha São Caetano acontece neste sábado no Sindicato Rural de Livramento a partir das 20h30

Será realizado em Sant’Ana do Livramento, Capital Nacional da Ovelha, neste sábado, a partir das 20h30, o remate anual de produção da Cabanha São Caetano, de propriedade de Wilson Belloc Barbosa e Márcia Bastos Barbosa. A cabanha multicampeã da Expointer colocará em pista um dos melhores plantéis brasileiros da raça de ovinos Hampshire Down.

Serão ofertados 30 machos PO e 40 fêmeas PO no leilão que ocorrerá, presencialmente, no Centro de Eventos Heitor Costa Duarte e transmitido pelo canal no YouTube do Lance Rural, na batida do martelo Parceria Leilões e Programa Leilões. Mais informações pelo fone (55) 9 9682 -4200 com Wilson Belloc Barbosa.

A raça Hampshire Down, natural da Inglaterra, entrou, oficialmente, no Brasil há 91 anos, exatamente em 1932, quando foram trazidos para cá os primeiros exemplares desses ovinos. A partir daí, a raça começou a ser difundida entre os produtores brasileiros entrando no Rio Grande do Sul e se estabelecendo por suas características peculiares com a rusticidade. Foi no ano de 1972 que, nos campos de São Borja, na Fronteira Oeste do estado, a Cabanha São Caetano iniciou o seu criatório da raça tendo completado 51 anos de melhoramento genético.

No ano de 2018, o médico veterinário, leiloeiro e produtor rural Wilson Belloc Barbosa, juntamente com a sua esposa Márcia Bastos Barbosa, resolveram fazer uma mudança nas atividades da Cabanha São Caetano por conta do avanço da soja na região de São Borja. Com isso, iniciou-se a procura por outras terras de pecuária, encontrando em Livramento uma excelente oportunidade de dar seguimento na criação de ovelhas da raça Hampshire Down. Assim, naquele ano, o casal adquiriu uma propriedade rural na região do Funchal vindo a se estabelecer no município.

Desde então, a cabanha tem se dedicado à produção de carne ovina de qualidade com base na sua genética de mais de 50 anos, conquistando muitos prêmios em exposições Brasil afora.  Como é o caso dos cinco campeonatos seguidos nos últimos anos na Expointer, em Esteio, na categoria machos da raça Hampshire Down. 

Segundo o produtor rural Wilson Barbosa, o grande diferencial da raça é a produção de carne com marmoreio, pois no cordeiro, desde os 60 dias, já é possível encontrar uma carcaça com bom acabamento de gordura.

Delegada Letícia Rolim assume chefia da Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento

A Delegacia de Polícia Federal, em Sant’Ana do Livramento, realiza a posse, nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 18h, no Salão de Eventos da OAB, da nova Chefia que será conduzida pela Delegada Letícia Meneghetti Rolim. A cerimônia deve reunir diversas autoridades locais e regionais, convidadas pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul,

Isolamento, sanções e culpados: o Brasil de Lula caminha para o abismo

  A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros não é uma medida comercial isolada. É uma resposta direta ao colapso diplomático, econômico e institucional promovido pelo governo Lula. A política externa ideológica, a irresponsabilidade fiscal, os escândalos de corrupção e o desprezo pelas liberdades democráticas colocaram o Brasil em rota de colisão com o mundo civilizado.

RESUMO DE QUINTA-FEIRA – 10/07/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   FOLHA DE S.PAULO – Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil em reação a julgamento de Bolsonaro   O GLOBO – Trump retalia Brasil com tarifa de 50% e cita Bolsonaro; Lula reage e defende ‘soberania’   O ESTADO DE S.PAULO – Trump taxa em 50% o Brasil por