qui, 17 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Ação de Rodrigo Lorenzoni contra collabs: governo apela, mas perde em 2ª instância

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul manteve a sentença da 1ª instância dada na ação popular movida por Rodrigo Lorenzoni contra publicidade em rede social do governo estadual em “collab” com os perfis particulares dos secretários.

A modalidade “convidar colaborador”, segundo a decisão, caracteriza promoção pessoal e viola o princípio constitucional da impessoalidade.

O relatório com o parecer do desembargador relator Voltaire de Lima Moraes para desprover os recursos de apelação foi aprovado por unanimidade entre os integrantes da 4ª Câmara Cível.

Atento aos excessos da comunicação marketeira do governo do estado, que investe pesado em publicidade, Rodrigo Lorenzoni afirma estar “cumprindo seu papel de parlamentar, que é legislar e fiscalizar as ações do governo como um legítimo representante da população”.

Foto Rodrigo Savedra

Deputado Afonso Hamm comemora aprovação do PL da Securitização na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou no plenário, na noite de quarta-feira (16), o Projeto de Lei 5122/2023, de autoria do deputado federal Domingos Neto (PSD/CE), que trata do alongamento das dívidas rurais. A proposta, relatada pelo deputado federal Afonso Hamm, segue agora para apreciação no Senado Federal. O Substitutivo apresentado por Hamm, teve 346 votos favoráveis, 93 contrários e uma

RESUMO DE QUINTA-FEIRA – 17/07/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   FOLHA DE S.PAULO – Investigação dos EUA mira Pix e 25 de março; Brasil vê ação de big techs   O GLOBO – ‘Indignado’, Brasil pede que Trump negocie tarifaço e critica investigação dos EUA sofre Pix   O ESTADO DE S.PAULO – Em carta, Brasil cobra resposta sobre tarifa e