qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Deputados buscam em Goiás soluções para impulsionar o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul

Os deputados Guilherme Pasin e Rodrigo Lorenzoni foram a Goiás para conhecer de perto as políticas públicas que impulsionaram o crescimento econômico do estado. Os parlamentares compõem a Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico e pretendem trazer novas ideias e experiências para serem implementadas no Rio Grande do Sul.

Durante a visita, os deputados se reuniram com o governador Ronaldo Caiado, que apresentou detalhes sobre as ações que transformaram Goiás em um dos estados mais dinâmicos do país.

Outra agenda foi com os secretários de estado para aprofundar o conhecimento sobre as políticas públicas implementadas, como é o caso da ampliação do número de atividades com dispensa de licenciamento para abertura de novos negócios, feito por meio de decreto e que constará como encaminhamento no relatório final da Comissão. O estado goiano é o que possui o maior número de atividades econômicas com dispensa de licenciamento, totalizando 962 atividades econômicas com esta modalidade. O Rio Grande do Sul possui 770.

“Temos o compromisso com os gaúchos de apoiarmos a reconstrução do estado. Portanto, bons exemplos de liberdade econômica, como Goiás, podem nos ajudar na busca por alternativas que rendam frutos também no Rio Grande do Sul”, afirmou o deputado Pasin, que preside a Comissão.

De acordo com o relator da Comissão, o deputado Lorenzoni, a comitiva busca entender como Goiás conseguiu alcançar índices expressivos de crescimento econômico, geração de emprego e renda, e como essas experiências podem ser adaptadas à realidade do Rio Grande do Sul.

“Essas informações serão fundamentais para o nosso relatório, que pretende contribuir com propostas concretas e aplicáveis de desenvolvimento e liberdade econômica do estado”, explica o parlamentar.

Estiveram presentes o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o diretor-executivo do Instituto Mauro Borges, Erik Figueiredo, o procurador-geral do Estado, Dr. Rafael Arruda, e o secretário da Economia, Francisco Sérvulo.

Seminário

As primeiras observações trazidas da missão oficial ao estado de Goiás também estarão na pauta do Seminário de Desburocratização, Inovação e Soluções, que ocorrerá na próxima segunda-feira (4), as 16 horas, no Instituto Caldeira. Promovido pela Comissão Especial, o evento vai reunir interessados em debater ações para simplificar a vida de quem quer investir e gerar emprego no RS. Além dos deputados Pasin e Lorenzoni, Pedro Valério, Luis Carlos Pinto, Paulo Uebel e Ricardo Gomes serão painelistas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link:
https://www.sympla.com.br/seminario-de-desburocratizacao-inovacao-e-solucoes__2714638

Texto Lucas Braz / Fotos Rodrigo Savedra

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e