Em que momento entramos numa discussão exótica como essa, pelo amor de Deus… Querido leitor, tu sabes qual é o único profissional da saúde, com seu lindo rosto equivocado, que orienta ao seu paciente alimentação exclusivamente industrializada?
Infelizmente, nós, Médicos Veterinários. A esse alimento damos o nome de ração e, conseguimos entrar tanto na mente das pessoas, ou melhor, conseguiram entrar tanto em nossas mentes, que muitos de nós entende que seja “proibido” dar outro tipo de alimentação a um cão ou gato.
Que momento da história desse planeta? Que momento? A ração foi inventada por volta dos anos 1970 e, os cães, foram inventados em que ano mesmo? Será que antes disso eles eram mal nutridos, doentes e desesperados por uma solução para os seus problemas nutricionais? Eu acho que não.
Deus fez os carnívoros há aproximadamente 800 milhões de anos. 800 milhões de anos! Não podemos negar que Deus também teve a brilhante ideia de, há mais ou menos 2 milhões de anos, inventar essa espécie magnífica que se autointitula “sábia”, mais conhecida como nós, o Homo Sapiens. E como bons sábios que somos, nós inventamos a ração em 1970. Maravilha!
Até aí, nenhum problema, a ração foi inventada porque começamos a tirar nossos cães dos campos e dos lugares de trabalho e os colocamos dentro das nossas casas. Na mesma época em que mulheres começaram a trabalhar tanto quanto homens. Então, estávamos cheios de afazeres e com pouco tempo para cozinhar, para nós mesmos, imagine para os cachorros!
Só que com o tempo, a industrialização tomou conta das nossas vidas, transformando a ração de carnívoros como cães e gatos, numa bolacha seca cheia de conservantes e matéria-prima de qualidade duvidosa. Tu já leste a composição da ração do teu cachorro?
Afinal de contas, não é possível que algo de comer tenha o prazo de validade de 2 anos e isso seja inofensivo. Sim, imagino que tu estejas pensando que tu também consome coisas de comer com um prazo de validade de 2 anos. Sugiro, então, que repenses esse consumo. Mas o ponto dos cães e gatos é que essa é a única forma de alimentação de muitos deles, por 10, 15 anos. E, tudo bem que essa é a média de vida de um cão pequeno, mas muitos deles atravessam 8 desses 15 anos, com vários problemas de saúde.
O que parece estar acontecendo no “mercado pet” atualmente, é um adoecimento controlado através da alimentação, para que tratemos esses animais por vários anos com medicações modernas, que levam anos e muitos recursos para serem fabricadas. Não que isso não esteja acontecendo com as pessoas também na minha opinião, mas pelo menos esse texto é sobre cães e gatos. Fica a dica.
Infelizmente vejo a minha profissão no seguinte cenário: desesperados bombeiros estressados que não são valorizados, trabalham muito, são chamados de pediatras, mas são ofendidos quando cobram para cuidar dos filhos dos outros. Somos bombeiros que não sabem trabalhar com prevenção de incêndios.
Trabalhamos para apagar o fogo de várias doenças crônicas que acometem nossos pacientes e que não fomos educados para prevenir, mas para tratar, por anos, de preferência. E por que estamos nesse raciocínio de repente? Porque a prevenção de doenças em qualquer espécie começa pela alimentação. Raiza, quer dizer que se jogarmos as rações fora, os cães e gatos não vão ficar mais doentes? É claro que não. Mas tenho certeza que se soubermos utilizar a ração de uma forma mais correta, aquilo que todo mundo quer para o seu filho bicho (Sim, eles são bichos e quanto antes isso for entendido, menos doenças a humanização vai gerar. E hoje, o texto é sobre alimentação…novamente) vai acontecer uma vida mais saudável e longeva.
Como desde 1970 nós ficamos mais trabalhadores, mais atarefados, mais viciados, mais modernos e com menos tempo, atualmente, não temos cozinhado bem nem para nós, logicamente, não cozinhamos para os cães. E aquela pergunta do título lá “comida de gente e comida de cachorro”, por que eles não podem comer a comida que cozinhamos para nós? Digo-te que depende do que tu cozinhas, eu, por exemplo, como basicamente carnes, ovos, frutas e legumes. Meus cães poderiam comer exatamente o que eu como se eles não fossem 25.
Pensando nisso e, em todos os 33 anos de Climvet do doutor Igor, ele decidiu cozinhar para os nossos 25 cães, e mais, os tantos cães de clientes que quiserem. Por que a ração é horrível e deve-se proibir? Não. Porque é cruel que a ração seja a única forma de se alimentar um cão ou um gato atualmente e, também, porque ele quer se aposentar e tem que ter alguma coisa para fazer da vida. Inclusive, em seguida vem a comida para gatos, que leva mais proteína e menos carboidrato que a dos cães, por isso é diferente. Mas a Bom pra Cachorro, a nossa comida, ainda é feita com os mesmos utensílios que ele faz o carreteiro para 30 pessoas aqui na chácara, as panelas, as facas, as mesas, o fogão… ou porque é para cachorros deveria ter menos higiene? Se for feita com cuidado, com ingredientes de qualidade, comida de gente e comida de cachorro é bem parecida. E o teu cachorro, come o quê, afinal? Tens certeza que tu sabes bem?
Texto por: Raiza Chemeris, médica veterinária da Climvet | @raizachemeris