qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Orgulho da nossa história

Aqui no Sul, celebramos uma data que é muito significativa para nós. O 20 de setembro, Dia do Gaúcho, é parte da nossa história. No dia 20 de setembro de 1835 deu-se início à chamada Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos. Organizada pela elite gaúcha, o movimento lutava contra o poder imperial no Brasil. Os estancieiros gaúchos estavam insatisfeitos com a política fiscal do governo brasileiro. Nessa época, o Rio Grande do Sul possuía um grande mercado no produto de charque, e a insatisfação dos estancieiros era referente à cobrança dos impostos realizada pelo governo. O movimento, então liderado pelo estancieiro Bento Gonçalves, espalhou-se por parte do território do Rio Grande do Sul, onde se iniciou, também, uma vontade separatista do estado do Brasil.

A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos, durou incríveis 10 anos! De 20 de setembro de 1835 a 1o de março de 1845, muitas lutas ocorreram entre os republicanos e federalistas na, então, província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

Mesmo tendo perdido a batalha para o governo imperial, os gaúchos revolucionários fizeram história defendendo seus ideais de liberdade, humanidade e igualdade. Este é um dos motivos pelos quais a data de 20 de setembro é celebrada em todo o estado, buscando preservar a memória desse grande feito.

Sidônio não aparece na Câmara e foge de explicações sobre campanha digital de ataques ao Congresso

  O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), cobrou nesta quarta-feira (9) explicações do ministro Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sobre o uso político e ideológico da SECOM para atacar adversários e alimentar a polarização nas redes sociais com verba pública. Sidônio era esperado na Câmara, mas não

Espetáculo “Alma Única” chega à fronteira

Em circulação há oito anos no Rio Grande do Sul, o espetáculo “Alma Única”, já visto em mais de 20 municípios, chega a Sant’Ana do Livramento e Rivera no dia 12 de julho (sábado). O público assistirá a uma fusão de música instrumental, dança e canto, que promete surpreender ao ir da música europeia à música brasileira e latina com