sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Orgulho da nossa história

Aqui no Sul, celebramos uma data que é muito significativa para nós. O 20 de setembro, Dia do Gaúcho, é parte da nossa história. No dia 20 de setembro de 1835 deu-se início à chamada Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos. Organizada pela elite gaúcha, o movimento lutava contra o poder imperial no Brasil. Os estancieiros gaúchos estavam insatisfeitos com a política fiscal do governo brasileiro. Nessa época, o Rio Grande do Sul possuía um grande mercado no produto de charque, e a insatisfação dos estancieiros era referente à cobrança dos impostos realizada pelo governo. O movimento, então liderado pelo estancieiro Bento Gonçalves, espalhou-se por parte do território do Rio Grande do Sul, onde se iniciou, também, uma vontade separatista do estado do Brasil.

A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos, durou incríveis 10 anos! De 20 de setembro de 1835 a 1o de março de 1845, muitas lutas ocorreram entre os republicanos e federalistas na, então, província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

Mesmo tendo perdido a batalha para o governo imperial, os gaúchos revolucionários fizeram história defendendo seus ideais de liberdade, humanidade e igualdade. Este é um dos motivos pelos quais a data de 20 de setembro é celebrada em todo o estado, buscando preservar a memória desse grande feito.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e