seg, 28 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Óptica Foco conta a história da bebida tradicional do Rio Grande do Sul

Chimarrão: uma paixão gaúcha
A equipe da Óptica Foco aguarda todos os gaúchos e prendas de todas as querências para visitarem a loja e conhecer nossa variedade de produtos.

O chimarrão é um dos símbolos mais conhecidos do tradicionalismo gaúcho. Mais do que uma bebida, é um hábito passado de mão em mão, de geração para geração. Tem quem goste de tomar o amargo pela manhã curtindo a solitude, quem tome antes do almoço, junto à família, ou quem goste de compartilhar a cuia em um “mate-papo” com os amigos. Seja qual for o seu ritual preferido, ele traz muitos benefícios.

Bombas de qualidade

Origem do chimarrão

Por volta do século XVI, colonizadores espanhóis chegaram às terras brasileiras, onde hoje fica o estado do Paraná. Na localidade, viviam tribos de indígenas Guaranis que costumavam consumir uma espécie de chá servido em porongo, caá-i ou ‘água da erva’. A bebida não era bem-vista pelos padres jesuítas. Por não saberem do que se tratava e trazer à memória a ligação de infusão de ervas com a bruxaria, o consumo do mate foi proibido. O impedimento não durou muito tempo, e, no século XVII, os próprios jesuítas incentivaram seu uso em combate ao alcoolismo, fenômeno resultante da proibição do caá-i.

Com o passar do tempo, o hábito de tomar chimarrão foi passado dos indígenas para os colonizadores que experimentaram e gostaram do sabor da bebida. Logo, eles criaram utensílios para aprimorar e enfeitar essa prática.

O aumento no consumo gerou, consequente- mente, o aumento da produção da erva-mate. O crescimento foi tanto que chegou a ser a mais importante atividade econômica brasileira até 1632.

Economia gaúcha

Além da tradição, a bebida é um importante vetor da economia da região. No Rio Grande do Sul, os dados mais recentes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação indicam que a expectativa de produção de folha verde de erva-mate em 2023 era de 300 mil toneladas. Ao todo, 191 municípios estão envolvidos na cadeia produtiva da erva.

Benefícios para a saúde

Além de fortalecer a tradição, o chimarrão tem o potencial de contribuir para a saúde dos seus apreciadores. Pesquisas mostram que a erva-mate é fonte de vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do nosso corpo, prevenindo problemas como colesterol alto, acúmulo de gordura abdominal e doenças como câncer.

Cuias e bombas

Outro benefício do mate é a sua ação antioxidante, que ajuda a retardar o envelhecimento das células e proteger contra os demais efeitos negativos dos radicais livres.

Pensando nisso, a óptica Foco oferece a você uma linha de cuias e bombas em prata e ouro, também bombas em aço inox com preços que cabem no seu bolso. E para os gaúchos não se perderem na hora, a óptica Foco possui uma variedade infinita de relógios de marcas e qualidade inigualável com designs sofisticados.