qua, 18 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 14 e 15.09.24
Aplateia Digital | 14 e 15.09.24

Última Edição

Conheça a história da cantora Luiza Gomes

Show no Treze de Maio em Santa Maria

A minha história com a música caminha com a minha relação com a cultura gaúcha e a música nativista. Des- de muito pequena, por mais que meus pais não sejam músicos, minha casa sempre foi muito musical. De ouvir música, ir em eventos. Então, em casa sempre tive contato com a música regional, tanto a gaúcha quanto o folclore latino-americano, que é tão mesclado na nossa regiãode fronteira.

E, além de musical, também foi um ambiente onde cres- ci em contato com a cultura gaúcha, com o campo, os animais, o mate, indo na Semana Farroupilha, usando bota e bombacha, vestido de prenda… Quando comecei a fazer aula de música, o palco dos festivais nativistas “para gurizada”, infanto-juvenis, que acontecem muito em Livramento e em cidades ao redor, era o lugar onde podia me apresentar, onde podia concentrar meus estudos e me expressar.

Comecei a frequentar esses eventos, fui gostando, fui fi- cando, e não parei mais! Muito disso porque, com o tempo, fui entendendo que as letras que eu cantava, que meus amigos cantavam, diziam muito das coisas que eu vivia “lá fora”, em campanha. Aconteceu essa identificação e, quando virou a chave, entendi que era essa a verdade que eu queria cantar. A verdade da minha gente e da minha fronteira.

Graças à música e aos festivais, já andei muito por esse Rio Grande, conheci muitas pessoas, fiz muitos amigos e colecionei vários causos por aí. Trabalhar com a cultura

me renova, e fazer música me realiza.
Em poucos lugares sou mais feliz do que no palco, can- tando e tocando. Hoje, que também sou professora de música, sempre que posso, levo meus alunos para esses eventos onde comecei, e incentivo muito para que eles participem. Acredito muito que é uma experiência que pode transformar vidas. Toda esta história me levou a fazer faculdade de música e a seguir dando aulas.
Viver neste meio moldou meus gostos, minha escolha profissional, tudo. É a minha vida. Vejo nossos costumes como algo que nos une, aproxima e diminui as distâncias. Hoje, morando em outra cidade, o momento em que paro para fazer meu mate é o momento em que me sinto mais perto de casa.

Diminui um pouco a saudade, sabe? E com as músicas que canto, também sinto isso, como se estivesse mais próxima dos meus. Claro que viver de arte não é uma tarefa fácil. E ser mulher no meio da música regional ainda é uma realidade onde temos um longo caminho a ser trilhado, pensando em igualdade. É um espaço onde a referência ainda é muito ligada à figura masculina, do gaúcho. É comum vermos eventos regionais, como rodeios, festivais, sem nenhum show com artista mulher. Festivais com 800 canções inscritas e nenhuma compositora mulher classificada, ou sem participar, seja como intérprete ou musicista.

Essas questões, do feminino e da cultura e música gaúcha, são fortes na minha vivência, tanto que meu TCC do curso de Música foi sobre a representação social da mulher na música nativista. E agora, no mestrado, estou estudando sobre como os festivais nativistas infanto-juvenis influen- ciam na escolha profissional de musicistas mulheres que participaram desses eventos.

Existem barreiras sociais, sim, mas já melhorou e muito! Hoje vemos entidades tradicionalistas com patroas, com maior participação de mulheres nos festivais (e ainda pode ter mais!), existe uma produção artística e cultural com mais presença feminina. As portas estão se abrindo e ainda temos muito a avançar. Conquistar este espaço é uma luta do dia a dia, mas fico feliz com cada pequeno degrau, cada conquista nesta busca por igualdade.

Força Tática da Brigada Militar prende quatro pessoas com drogas em Livramento

Na noite desta terça-feira (17), a Força Tática da Brigada Militar realizou a prisão de quatro pessoas durante uma abordagem de rotina na rua General Joaquim Alvarez, no bairro Parque das Águas, em Sant’Ana do Livramento. A ação ocorreu após dois homens, em atitude suspeita, tentarem fugir ao avistar a viatura polícial.   Segundo informações da Brigada Militar, os dois

Otro “golpe” al micro-tráfico de drogas en Rivera

Tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Brigada Departamental Antidroga y la Dirección General de Represión al Tráfico Ilícito de Drogas (DGRTID) Delegación Rivera En la jornada de este martes 17 de setiembre del corriente año una nueva acción policial llevada adelante en Rivera en el marco al “combate” al micro tráfico de drogas que

Somma Privato di Fondo Requisiti Di Corrispondenza Gratorama Disarmante Per Errore Addirittura Slot 2022

Content Casinò online Neteller: Ad esempio Operare Il Originario Base Al Competenza Corruzione Siti Gratorama Requisiti Di Lettere Scommesse Europei Slot Online Capitale Veri Ultime News Slot Complicato Pick Sopra Free Slots Incontro And Inizio Playing: Gratorama Requisiti Di Corrispondenza Che Effettuare Il Passato Fondo Al Competenza Incontro Dаl рuntо di vistа dеllа liсеnzа, invесе, раrliаmо di unа рiаttаfоrmа dоtаtа